Carnaval na cabeça e frevo no pé

15 de Março de 2012 at 19:55 Deixe um comentário

Ciência e carnaval dá frevo? Desde o surgimento da troça carnavalesca Com ciência na cabeça e frevo no péa mistura bonecos gigantes de cientistas e orquestra de frevo é diversão garantida para centenas de foliões no carnaval de Pernambuco. A troça também abre as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A troça desfilará na próxima quarta-feira(15/02), às 21h, no Recife Antigo, saindo da Torre Malakof. Na segunda-feira(20/02), às 15h, é a vez dos foliões de Olinda, a partir da Praça do Carmo caírem no frevo com a troça científica.

A novidade deste ano é que durante os desfiles, alguns experimentos científicos serão apresentados com objetivo de maior interação com o público. Imagine ser molhado com um líquido vermelho e ao passar alguns segundos o produto simplesmente evaporar? Ou estar na folia, no calor pernambucano, e de repente ter a sensação de que o tempo esfriou? Só vai descobrir os segredos da ciência quem participar da troça.

O bloco também contará com uma orquestra de frevo e os bonecos gigantes de Albert Einstein, Santos Dumont, Charles Darwin, do físico pernambucano José Leite, Paulo Freire, César Lattes, Marie Curie, Johanna Döbereiner e outros cientistas. O objetivo principal da iniciativa é proporcionar diversão aos foliões, divulgar a ciência e a tecnologia em Pernambuco e seus principais ícones durante os festejos carnavalescos.

Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé é uma criação coletiva da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/PE), Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), UFPE e Espaço Ciência, quando ocorreu, em 2005, o encerramento da Reunião Regional da SBPC em Pernambuco. Desde sua fundação, a troça desfila no carnaval pernambucano e homenageia ilustres cientistas.

O Bloco da Ciência conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC; Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Prefeitura de Recife, Espaço Ciência, Prefeitura de Olinda, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

 

Entry filed under: Popularização da Ciência. Tags: .

Associação Brasileira de Planetários

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: