ZigZaids

15 de Março de 2012 at 19:39 1 comentário

Zig-Zaids é um jogo criado pela fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que visa apresentar de maneira divertida  e educativa as principais informações acerta da sexualidade humana, doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. Sua interface é simples mas isto é proposital, já que desta forma ele é capaz de rodar mesmo nos computadores mais simples e facimente entendido pelas crianças.

Ele reproduz em todos os aspectos um jogo de tabuleiro contento casas, um caminho a ser seguido, pinos de cores diferentes (um para cada jogador) e dois dados de seis lados. Projetado para até 5 participantes, cada jogador escolhe um pino. A ordem de jogada pode ser definida de várias maneiras, como por exemplo, pelo lançamento dos dados. O primeiro jogador, será aquele que tirar o maior número, e assim por diante.

 

Em ordem de iniciativa os jogadores lançam os dados e devem movimentar suas peças até o quadro correspondente. Dependo da casa em que estiver uma instrução automática surgira na tela, esta pode tanto ser uma pergunta – sobre sexualidade e DST – quanto uma informação. Se uma questão for formulada, então será preciso responde-la em voz alta para os demais jogadores. Feito isso clique em cima da palavra resposta na carta numerada.

Em caso de acerto o jogador avança um determinado número de casas, se errar, deve voltar a mesma quantia. Quando o jogador cair num espaço ilustrado com setas, ele deve andar na direção apontada por elas (para a frente ou para trás), tantas casas quanto o número de setas do desenho. Vence o jogo aquele que primeiro chegar à última casa da pista.

Anúncios

Entry filed under: Popularização da Ciência.

Revista FAPESP Museu da Vida – Ciência em Cena

1 Comentário Add your own

  • 1. MARCELI G. PIRES  |  13 de Julho de 2018 às 12:25

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber como consigo adquirir esse ou outros jogos relacionados a Ciências, pois sou professora do Ensino Fundamental da Rede Pública.
    Aguardo resposta por e-mail. marceligpires@gmail.com

    Obrigada

    MARCELI GONÇALVES PIRES

    Gostar

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: