O Mundo das Bactérias

22 de Junho de 2012 at 19:28 1 comentário

 Aline Pussi de Brito

 

As bactérias são os microrganismos mais simples encontrados na maioria dos ambientes naturais, são microscópicas e com estrutura celular simples e multiplicação rápida. Estão entre os organismos mais antigos, existindo possivelmente há cerca de 3 bilhões de anos. Elas se apresentam em diferentes formas: redondas, em forma de bastão, de vírgula ou espirais, dependendo da espécie que pertence, e, podem ser encontradas isoladas ou em colônias.  A umidade é fundamental para sua sobrevivência, por isso, no corpo humano se proliferam nos líquidos corporais, mas, fora dele sobrevivem por poucas horas, podendo viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias) ou, ainda, na presença ou ausência de ar (anaeróbias facultativas).

Estão por toda parte: no ar, na água, no solo e, inclusive em outros organismos vivos. Os seres humanos entram em contato com as bactérias desde o momento do nascimento e algumas delas colonizam a pele, intestino grosso e outras regiões corporais. Mas a sua distribuição  em indivíduos de uma população saudável dependem de idade, raça, área geográfica e condições socioeconômicas e ambientais.

Algumas bactérias podem ser benignas, como as usadas pela indústria alimentícia, que participam no processo de fermentação da cerveja, vinho, pão, leite e queijo.  Assim, as que mais se destacam são os lactobacilos  que são importantes porque equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias prejudiciais a saúde, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão e fortalecem o sistema imune.

Porém, nem todas as bactérias convivem normalmente com o ser humano sem causar problemas. Seu papel como agentes infecciosos humanos é muito importante. Alguns exemplos de bactérias causadoras de infecção são o Streptococcus pneumoniae(pneumonia), Mycobacterium tuberculosis (tuberculose), Escherichia coli , Salmonella enterica e  Staphylococcus aureus (intoxicação alimentar com diarréia e vômito),Clostridium tetani (tétano), Vibrio cholerae (cólera). A infecção pode ocorrer pelo ar, água e alimento contaminados e também por contato direto com material infectado.

Nos casos de doenças o tratamento é realizado através da administração de antimicrobianos e a melhor forma de prevenção é o uso de vacinas que protegem contra as infecções bacterianas  mais graves de doença e, além disso, diminui o risco de transmissão de uma pessoa para outra. Então, para a prevenção das infecções bacterianas de modo geral, é importante a vacinação, assim como a manutenção  de uma boa saúde com boas práticas de higiene.

Image Streptococcus pneumoniae

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

UEM realiza 1ª mostra Científica no IAP O Pé Diabético

1 Comentário Add your own

  • 1. camila pussi  |  3 de Julho de 2012 às 17:50

    Meus parabéns madrinha, ficou muito bom. Você merece o melhor viu beijos

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: