Pombos urbanos podem transmitir doenças?

26 de Junho de 2012 at 18:16 Deixe um comentário

Cristiane Shinobu Mesquita

Programa de Pós-graduação em Biociências Aplicada a Farmácia da UEM

Com certeza você já passou por esta situação em Maringá: deixou seu carro limpinho estacionado na rua e, quando voltou, quase não conseguiu reconhecê-lo! O carro havia sido bombardeado por fezes de pombos! Em Maringá os pombos se tornaram um problema, estão espalhados por toda a cidade, e além de sujarem os carros, muitas vezes acabam sujando as pessoas que transitam pelas ruas.

E você sabia que as fezes dos pombos podem transmitir doenças? Já ouviu falar em neurocriptococose? Nome difícil né, mas esta doença é causada por um fungo, oCryptococcus neoformans, que pode ser transmitido por meio das fezes dos pombos. Para que a pessoa adquira a doença, ela precisa inalar o fungo, que passa a se alojar no cérebro, causando dor de cabeça, febre moderada, náuseas, vertigens e perda de memória, podendo ser confundida com meningite.

Claro que a doença é grave, mas não precisa ficar neurótico e sair correndo quando ver um pombo! Esta doença geralmente acomete pessoas que estão com sua imunidade comprometida, por exemplo, pessoas que fizeram um transplante de órgãos, que estão realizando quimioterapia/radioterapia, portadores do vírus HIV. Todavia, o problema é que esta parcela da população está aumentando, desta maneira, a quantidade de pessoas que podem vir a adquirir esta doença aumenta também.

Para o tratamento da neurocriptococose, é de suma importância que o paciente procure um médico assim que iniciarem os sintomas, sendo necessário internamento, pois trata-se de uma doença muito grave. Por isso é importante nos mantermos informados e sempre tentar evitar os locais com fezes de pombos, mesmo secas.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

O Pé Diabético Pássaros do Brasil – Exposição de Arte no MUDI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: