Estou com micose, e agora??

4 de Julho de 2012 at 17:07 Deixe um comentário

Cristiane Shinobu Mesquita

Programa de Pós-graduação em Biociências Aplicada a Farmácia da UEM

 

Quando chega o verão, as pessoas começam a se preparar para ir à praia ou piscina. As mulheres ainda se preocupam com os quilinhos extras e, quando está tudo pronto, uma última olhada no espelho revela uma grande quantidade de manchas brancas nas costas! Ai meu Deus, estou com micose, e agora???

Realmente, manchas brancas podem revelar uma micose, ou seja, uma infecção por fungos que atinge a pele, mas não precisa de tanta preocupação, pois não se trata de uma doença grave. Ela é popularmente chamada de pano branco, mas seu nome é pitiríase versicolor, e é causada por um fungo chamado Malassezia furfur e, por incrível que pareça, não é transmitida de uma pessoa para outra.

Na verdade, este fungo vive pacificamente em nossa pele e, em algumas situações que abaixam nossa imunidade, como um simples estresse, ele passa a causar a doença. Este tipo de micose normalmente leva ao aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas, que descamam, e podem estar presentes na face, couro cabeludo, pescoço e a porção superior do tronco, ocorrendo com maior freqüência em homens com idade entre 14 a 30 anos. A faixa etária se deve ao fato de que, nesta idade, as pessoas costumam apresentar uma maior oleosidade na pele, e o fungo, precisa desta oleosidade para sobreviver.

Para o tratamento, devemos procurar um dermatologista, que poderá recomendar cremes ou pomadas adequados, a base de antifúngicos. Mas é preciso ter paciência, pois o tratamento é longo.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , , .

Bases morfofisiológicas do aparelho reprodutor: Ponto de partida para compreensão de métodos contraceptivos e DST MUDI na Mídia – Exposição é divulgada em Guia Cultural

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: