GRIPE A, o que eu preciso saber?

1 de Agosto de 2012 at 11:57 Deixe um comentário

Pamela Zanni

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia da UEM.

Em abril do ano de 2009 a população mundial se assustou com a notícia de que um novo vírus, ainda não conhecido, estaria causando infecção, gripe no mundo todo. Foi o início da primeira pandemia de gripe dos últimos 40 anos; a primeira do século 21.

A gripe então referida ficou conhecida como “ gripe suína”. Sim, o vírus H1N1, agente causal da gripe, tem origem suína, sendo uma combinação de genes ainda desconhecido em humanos.

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda que acomete principalmente crianças, idosos, gestantes e imunodeprimidos. É uma doença com alta transmissibilidade, sendo o contato direto, ou seja, (pessoa a pessoa) por gotículas de saliva expelidas ao falar, tossir e espirrar, porém, o contato indireto também pode causar a infecção. As mãos, como em outras infecções, é o principal veículo transmissor do vírus, ao favorecer a introdução de partículas virais diretamente na boca, olhos e nariz.

O período de transmissibilidade é longo sendo aproximadamente 7 dias em adultos e 14 dias em crianças, alertando a importância de cuidados básicos em creches e escolas.

Quais são os sintomas?

Febre alta (39ºC) com inicio súbito, calafrios frequentes, dores no corpo, ardência nos olhos, tosse contínua e seca com ausência de muco, dores musculares e cansaço extremo, devem procurar imediatamente o serviço de saúde de referência para avaliação, caso os sintomas acima persistirem.

O tratamento é feito com Fosfato de Oseltamivir, Tamiflu®, é usado no tratamento da infecção.

Algumas medidas preventivas podem ser tomadas, como evitar aglomerações, melhorar o fluxo de ar abrindo portas e janelas, evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies,higienizar as mãos com freqüência, utilizando água e sabão ou soluções alcoólicas, especialmente se tocar a boca e nariz ou superfícies potencialmente contaminada.

A conscientização da população e os cuidados básicos são a melhor maneira de se evitar a doença.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , , , , , , , .

Curso “Trabalho, Cultura, Ciência e Cidadania e suas implicações para o desenvolvimento humano e profissional” Campeonato de skate acontece nos dias 18 e 19 de Agosto no MUDI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: