Como surgem as miragens?

31 de Agosto de 2012 at 8:51 Deixe um comentário

Dayson de Mello Silva 
Aluno do 3º ano do curso de Licenciatura em Física (2011)

As miragens, fenômeno muito conhecido principalmente dos desenhos animados, não é algo fictício, claro que elas não ocorrem como apresentado na televisão. As miragens ou espelhismo surgem de um fenômeno conhecido como reflexão interna total. Em dias muito quentes, em um deserto, por exemplo ou sobre o asfalto de uma rodovia o chão absorve muito calor ficando muito quente, esse calor afeta o ar nas proximidades do chão, tornando-o mais quente que as camadas de ar situadas mais acima, provocando assim uma diferença nos índices de refração destas camadas de ar, permitindo que essa região se torne um “espelho natural”. Portanto, raios de luz que passam por objetos incidem sobre essa camada de ar e uma imagem virtual desse objeto é avistada, dando a impressão que o objeto esta sendo refletido em uma poça de água. Esse tipo de miragem é conhecido como miragem inferior, também existem as miragens superiores, muito mais raras e  impressionantes.

Esse tipo de miragem acontece em regiões polares ou onde a água e muito fria, pois as miragens superiores acontecem quando a camada de ar próxima ao chão ou a água é mais fria do que as camadas de ar superiores, o que também causa o surgimento de um espelho natural, mas neste caso as imagens se formam mais acima do solo, acredita-se que o mito de navios fantasmas tenha se iniciado a partir deste fenômeno.

(Atividade elaborada pelos alunos do curso de Física na disciplina de Estágio Supervisionado I no ano de 2011, sob a orientação do Prof. Msc. Ricardo Francisco Pereira).

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , , , , , , , .

Cirrose Hepática Hipertensão Arterial

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: