Neurocisticercose

10 de Setembro de 2012 at 10:13 Deixe um comentário

Acadêmica de Medicina Fernanda Ochoa Gerlin

Profa. Dra. Tania Regina Santos Soares

  • O que é?

A neurocisticercose é caracterizada pela presença de larvas (cisticercos; “canjiquinha”) de um verme chamado Taenia solium (tênia do porco; “solitária do porco”) no Sistema Nervoso Central (SNC), após ingestão de seus ovos. Essa doença é popularmente conhecida como canjiquinha, ladraria, pedra, bicho de porco na cabeça.

  • Como se adquire a doença?

É adquirida pela ingestão acidental de ovos viáveis da tênia do porco que foram eliminados nas fezes de portadores de uma outra doença chamada de teníase (“solitária”). Existem vários mecanismos para isso:

  1. Auto-infecção externa: ocorre em humanos portadores da tênia do porco (que se encontra em seu intestino) quando eliminam proglotes e ovos de sua própria tênia levando-os à boca pelas mãos contaminadas ou pela coprofagia (que significa comer fezes).
  2. Auto-infecção interna:poderá ocorrer em humanos durante vômitos ou movimentos do intestino em sentido contrário, possibilitando a presença de proglotes e ovos da tênia do porco no estômago. Estes depois da digestão, voltam ao intestino delgado e são absorvidos para a corrente sanguínea.
  3. Heteroinfecção: ocorre quando os humanos ingerem alimentos ouágua contaminados com ovos da tênia do porco disseminados no ambiente através das dejeções de outro paciente.

Após a ingestão de alimentos ou água contaminada com ovos da T. solium, estes desenvolvem-se em embriões e penetram na circulação sanguínea através do intestino delgado, depositando-se no SNC. Cerca de 2 meses depois, os embriões transformam-se em larvas encistadas (cisticercos). Os cisticercos
permanecem viáveis no SNC durante 1 a 3 anos.
A reação inflamatória contra o parasita é discreta ou ausente. Somente após a morte do cisticerco é que há intensificação da resposta imunológica e da inflamação, que coincide com o aparecimento ou agravamento dos sintomas.

  • Quais as conseqüências da neurocisticercose?

As manifestações clínicas mais freqüentes são: crises epilépticas (convulsões), hipertensão intracraniana (aumento da pressão dentro do crânio), cefaléias (dores de cabeça), meningite cisticercótica, distúrbios psíquicos. Embora, a doença possa não apresentar sintomas.

  • Como prevenir?
  1. Impedir o acesso do suíno às fezes humanas;
  2. Melhorar o sistema dos serviços de água, esgoto ou fossa;
  3. Tratar os casos humanos de teníase nas populações-alvo;
  4. Promover educação em saúde;
  5. Lavar bem as frutas, verduras e legumes;
  6. Lavar bem as mãos depois de utilizar o banheiro;
  7. Lavar bem as mãos antes de se alimentar;
  8. Só beber água tratada e filtrada (ou fervida)

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , , , , , , .

Porque temos a impressão de ver água no asfalto quando viajamos de carro em dias quentes? Por que o congelador fica na parte superior da geladeira?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: