Por que o vidro e o espelho ficam embaçados durante o banho?

19 de Setembro de 2012 at 10:55 Deixe um comentário

Victor Akio Yanaguisawa 
Aluno do 3º ano do curso de Licenciatura em Física (2011)

Quem nunca tentou se olhar para o espelho durante o banho e encontra-o tudo embaçado? O que ocorre é que o espelho começa a se embaçar da mesma forma que os vidros das janelas começam a ficar embaçados como em dias chuvosos, e nos vidros podemos até fazer desenhos com as nossas pontas de dedos.

Quando fervemos água no fogão, se deixarmos por muito tempo, a quantidade da água na caneca diminui, o que ocorreu é que a água começou a se evaporar, chamado por processo de vaporização, que é a mudança de um estado físico para o outro, neste caso ocorre mudança de estado líquido para o estado gasoso, sendo o principal responsável o calor recebido pelo fogo do fogão. O processo chamado condensação, é a mudança de estado inverso da evaporação, isto é, parte do estado gasoso para tornar-se líquido.

 

Observamos isso na formação de chuva, pois a chuva é nada mais que a transformação da nuvem para as gotículas de água que começam a pingar. Ao contrário da evaporação, para ocorrer a mudança de estado, é necessário que haja perda de calor da água. O que ocorre no banheiro é a evaporação da água, é o processo lento em que o líquido transforma-se em vapor fazendo com que o meio torna-se relativamente mais úmido. Conhecendo o processo de condensação, entendemos porque vidros e espelhos começam a embaçar, e a água contida no ar entra em contato com o vidro e os espelhos cedendo o calor e passa a condensar-se formando as gotículas na sua superfície.

(Atividade elaborada pelos alunos do curso de Física na disciplina de Estágio Supervisionado I no ano de 2011, sob a orientação do Prof. Msc. Ricardo Francisco Pereira).

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , , , , .

Você conhece a Candida? As estrelas piscam?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: