Pílula Anticoncepcional Engorda?

1 de Outubro de 2012 at 9:35 2 comentários

Suellen Moura Rocha

Acadêmica do curso de Enfermagem –  Monitora do MUDI

As pílulas anticoncepcionais são hormônios parecidos com os hormônios produzidos pelos ovários da mulher, o estrogênio e a progesterona. Agem impedindo a ovulação e dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. São muito eficazes quando usadas corretamente, isto é, deve ser tomada todos os dias, de preferência no mesmo horário.

Porém, como todo medicamento existe a probabilidade de causar alguns efeitos colaterais como: enjôos, vômitos, sangramento ou manchas de sangue entre as menstruações, falta de menstruação, dor de cabeça leve, dor nas mamas, mudança de humor. Esses efeitos não são perigosos e na maioria das vezes desaparecem com o passar do tempo. Mas, nenhum desses efeitos colaterais preocupa tanto as mulheres, quanto ao famoso, AUMENTO DE PESO.

Sendo assim, as pílulas anticoncepcionais engordam? Não.

Quando as pílulas anticoncepcionais foram lançadas na década de 60 as doses de hormônios eram altíssimas, o que explica a grande retenção de líquido no corpo, ou seja, as mulheres inchavam o que dava a impressão de ter engordado. As pílulas modernas contêm menor dosagem de hormônio, assim a mulher incha menos e consequentemente ganha menos peso.

É importante ressaltar que, quando a mulher começa a usar a pílula, seu organismo precisa de um tempo para se adaptar. Por isso, ela não deve interromper o uso da pílula se ocorrer esses sintomas, entretanto, se continuarem por mais de três meses, a mulher deve retornar ao médico.

Existem medidas que podem ser tomadas para evitar a retenção de líquidos, como: prestar atenção na alimentação, acrescentar hortaliças e frutas no cardápio, pois elas facilitam e prolongam a digestão melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção. Cortar ou diminuir a ingestão de líquidos durante as refeições, pois vai ajudar na digestão e evitar a retenção de líquidos. Beber muita água e fazer exercícios físicos regularmente, só favorecerá também uma vida mais saudável.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , , , , , .

Porque sentimos aquela sensação estranha quando andamos de elevador? Porque casas destelham em fortes ventanias?

2 comentários Add your own

  • 1. Suellen  |  20 de Junho de 2013 às 16:45

    Isso mesmo. Cada organismo reage de uma forma ao medicamento.

    Responder
  • 2. Jade  |  2 de Outubro de 2012 às 11:50

    Enjôos, vômitos, sangramento, dor de cabeça leve, dor nas mamas, tudo bem eu aceito, mas aumento de peso nem pensar!

    Bom mas de qualquer forma o aumento de peso é só mais um dos efeitos colaterais que podem nem vir a ocorrer com todas não é?

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: