Ritmos Biológicos e o Horário de Verão

26 de Outubro de 2012 at 23:35 Deixe um comentário

Larissa Renata de Oliveira Biachi

Doutoranda em Biologia Comparada – UEM

A cronobiologia é a ciência que investiga as características temporais dos organismos vivos, inclui o estudo dos ritmos biológicos caracterizados pela recorrência, a intervalos regulares, de eventos bioquímicos, fisiológicos e comportamentais.

Os ritmos biológicos persistem mesmo na ausência de pistas temporais.. Essa persistência da ritmicidade biológica, em ambientes naturais ou artificiais mantidos constantes, é uma das demonstrações do caráter endógeno dos ritmos biológicos, isto é, do fato de serem determinados por fatores internos ao organismo.

Como o horário de verão provoca uma mudança em nosso relógio biológico, causando uma desordem temporal interna, caracteriza por alteração de apetite, sono, insônia, cansaço, mau-humor, irritabilidade e sonolência ao longo do dia. Estas observações são mais intensas nas primeiras semanas de modificaçao do horário, a maioria da população adapta bem.

Neste período é preciso que a população conscientize-se da necessidade de se dormir uma hora antes do horário habitual e dormir bem, também sobre a importância de se ter uma boa higiene do sono, para que o sono seja restaurador e reparador, minimizando os efeitos que são sentidos  ao longo do dia de trabalho e ou estudos. Possivelmente após os sete primeiros dias o nosso relógio biológicos já tenha se adaptado ao nova rotina de horário e que os sintomas não sejam mais sentidos com tanto incomodo, uma vez os eventos fisiológicos do corpo humano também adaptaram-se a condição em que foram submetidos.

Todo o processo restaurador, seja físico e ou cognitivo do ser humano é deflagrado e executado com maior ênfase durante o sono, já que durante o sono REM/Paradoxal temos uma restauração cognitiva, melhorando os aspectos relacionados a memória, aprendizado entre outros, e durante o sono Delta/Profundo e ou estágios 3 e  sistema músculo-esquelético, entre outras.

Por isso, para termos uma adaptação mais rápida a estas mudanças ambientais (luminosidade) e sociais (horário de verão) precisamos estar atentos a qualidade e quantidade do sono.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , , .

Horário de Verão Porque os beduínos usam roupas pretas e largas enquanto vagam no deserto?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: