Porque os beduínos usam roupas pretas e largas enquanto vagam no deserto?

29 de Outubro de 2012 at 10:02 Deixe um comentário

Mayara Assoni Timbó de Souza

Aluna do 3º ano do curso de Licenciatura em Física (2011) 

Parece insensato usar roupas pretas em dias quentes, o que se dizer no deserto, onde a temperatura pode chegar a 50ºC! A verdade é que há uma explicação física, além da cultural, para os beduínos usarem roupas escuras. Mas para isso precisamos entender a relação entre luz e cores e compreender a convecção do ar.

A luz que chega até nós vinda do Sol é branca. Essa cor é na verdade uma mistura de todas as cores. Tanto é que se fizermos os raios solares passarem através de um prisma, veremos a decomposição da luz nas cores do arco-íris, como vemos na figura.

As cores que enxergamos são na verdade uma luz específica refletida pelo objeto. Por exemplo, se vemos uma roupa vermelha é porque a luz branca incidiu sobre ela, todas as cores foram absorvidas pela roupa, porém a vermelha foi refletida e chegou até nossos olhos. Dessa forma, uma roupa branca refletiria toda a luz incidente sobre ela, enquanto que uma roupa preta absorveria toda a luz.

E o que é a convecção do ar? Quando esquentamos as moléculas presente no ar, elas se tornam mais espaçadas, tornando o ar leve e menos denso, permitindo que ele suba como os balões, criando uma corrente ascendente. O ar frio, que é mais denso e, portanto, mais pesado, cai, ocupando o lugar do ar quente que subiu. A esse tipo de movimento chamamos de convecção.

Então, conforme a luz vai sendo absorvida pela roupa preta e larga dos beduínos, ela vai esquentando, e conseqüentemente, esquenta o ar próximo a ela, ou seja, o ar entre a roupa e o corpo do beduíno. Como as vestes do beduíno são largas, o ar quente vai subir. O ar frio que virá ocupar o lugar do ar quente criará uma espécie de vento, não permitindo que o corpo do beduíno esquente muito.

A diferença para a roupa branca é que, como o branco reflete a luz, a temperatura do ar entre a roupa e o corpo do beduíno é a mesma temperatura ambiente, assim, como não há diferença de temperatura entre o ar de dentro e o de fora da roupa, não acontecerá a convecção do ar.

(Atividade elaborada pelos alunos do curso de Física na disciplina de Estágio Supervisionado I no ano de 2011, sob a orientação do Prof. Msc. Ricardo Francisco Pereira).

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , , , , , .

Ritmos Biológicos e o Horário de Verão Eu tenho dois cérebros! E você?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: