Eu tenho dois cérebros! E você?

31 de Outubro de 2012 at 8:57 2 comentários

Suellen Lais Vicentino

Mestranda em Biociências Aplicadas a Farmácia – UEM

Você sabia que temos dois cérebros? Um é o famoso e conhecido por todos, o cérebro encontrado dentro do crânio, já o segundo é formado pelo sistema nervoso entérico (SNE) e esse se encontra no sistema digestório. É verdade!

Antigamente se pensava que o cérebro pertencente ao sistema nervoso central, era o controlador de tudo que acontece no organismo. Todavia, com os avanços das pesquisas sobre o sistema digestório, descobriu-se uma rede de neurônios e células da glia chamado sistema nervoso entérico que trabalha de forma autônoma, ou seja, sozinho, sem ser mandado completamente pelo cérebro.

O sistema nervoso entérico inicia-se no esôfago e termina no ânus, percorrendo todos os órgãos que compõem o sistema digestório como estômago, intestino delgado e intestino grosso.É formado principalmente por plexos, ou seja, redes de neurônios e fibras nervosas. Quanto nome complicado não é? Mais importante que os nomes são as funções que o SNE desempenha, como o controledos movimentos gastrintestinais como o peristaltismo, a secreção de algumas substâncias que ajudam no processo de digestão e o controle do fluxo sanguíneo no sistema digestório.

Além disso, descobriu-se que o sistema digestório produz cerca de 90% da serotonina do nosso organismo Este é um neurotransmissor muito importante, pois é o principal controlador do bem- estar. Realmente se pararmospara pensar,(com o cérebro do sistema nervosos central!)como nosso sistema digestório é inteligente veremos que ele seleciona os nutrientes que precisamos, manda para fora o que não é bom ao organismo, e separa tudo direitinho e até o que não caiu muito bem ao estômago ele avisa! E muito mais.

Cuidar bem da alimentação é algo fundamental, pois além de estar cuidando da saúde você esta preservando seu sistema digestório, mantendo-o “feliz”! Com isso ele funciona bem, produz todas as substâncias que são de sua responsabilidade principalmente a serotonina, tão importante para nosso bem estar. Duvida? Pense naquelas pessoas que sofrem de constipação, ou seja, não vão ao banheiro regularmente. É comum vê-lasmal-humoradas e irritadas, como popularmente dizemos, enfezadas…..

Pesquisas em várias instituições tanto no Brasil quanto em outros países vêm se dedicando a estudos relacionados com o sistema nervoso entérico. Existemhipóteses que o mau funcionamento do sistema gastrointestinal pode estar envolvido não só com doenças relacionada a este sistema mais também com outros tipos de doenças como a depressão. Varias pesquisas estão sendo desenvolvidos em buscas de respostas que posteriormente poderão ajudar o ser humano no combate, tratamento e até mesmo a cura de muitas doenças, principalmente as que se relacionam ao sistema digestório.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , .

Porque os beduínos usam roupas pretas e largas enquanto vagam no deserto? Como funcionam os pára-raios?

2 comentários Add your own

  • 1. Lisandro Hubris  |  27 de Janeiro de 2016 às 23:26

    Além do intestino humano fabricar mais SEROTONINA do que o cérebro…
    O intestino possuir mais de 100 milhões de neurônios; e os neurônios do intestino (denominados “Sistema nervoso entérico), estar conectados com o cérebro superior de tal forma que diversas emoções que acontecem no cérebro se refletem no intestino, e vice-versa…
    A origem da homossexualidade é biológica, e os com predisposição sexual para ter relações com homens nascem com a NIHA-3 MENOR…

    Responder
  • 2. amanda hta  |  13 de Março de 2014 às 14:40

    pais i amor ai galerinha🙂

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: