Como lidar com o sono?

19 de Novembro de 2012 at 9:39 Deixe um comentário

Dalgima Gasparino

Professora da Rede Estadual – Campo Mourão

Uma das grandes aflições que passamos quase todos os dias é a tentativa de conciliar as atividades diárias com a vontade de dormir. Atualmente não nos damos conta de que o tão conhecido relógio biológico pode influenciar muito em nosso dia-a-dia. Muitos de nós não sabemos como ocorre o mecanismo biológico do sono e achamos que isso é apenas um reflexo de nossas atividades diárias, e que se não dormirmos ficaremos muito cansados.

Na verdade o sono é um processo fisiológico complexo que é influenciado por propriedades biológicas intrínsecas, temperamento, normas culturais e expectativas da pessoa (ou familiares), bem como condições ambientais. O sono é a fase em que se desligam ou atenuam mecanismos e sistemas, com vistas à prevenção da exaustão. É também, a fase em que são executados processos de recuperação e compensação de defeitos energéticos ou bioquímicos surgidos no período de atividade.

As funções de reparo celular executadas durante o sono são o selo de seu aspecto positivo e indispensável à vida, o que pode ser perfeitamente sentido quando ficamos muito tempo sem dormir, com intensas repercussões sobre a saúde física, mental e intelectual.

O ritmo biológico de dormir e acordar é uma adaptação do organismo ao fenômeno físico mais previsível que existe, o ciclo dia-noite. Esse ritmo é acompanhado por alterações fisiológicas, entre as quais os picos hormonais e a variação da temperatura interna do corpo. Antes do amanhecer, por exemplo, há um aumento da secreção do hormônio cortisol, que prepara o organismo para a atividade. Ao escurecer, aumenta a secreção do hormônio melatonina, que prepara para o sono. Quando a pessoa acorda, a temperatura interna do corpo começa a subir e atinge o valor máximo no final da tarde, depois, começa a cair e chega ao valor mínimo no meio da noite.

Você sabia que…

  • Um sono de qualidade garante a disposição física e mental e ajuda a afastar  os problemas cardiovasculares
  • Que dormir bem ajuda a prevenir a obesidade em função do aumento da leptina (hormônio da saciedade) e da grelina (hormônio da fome) limitando aquela vontade de atacar a geladeira
  • Dormindo, terá mais memória, pois durante o sono uma área do cérebro chamada hipocampo transmite as informações recebidas durante o dia a outra área, chamada córtex que organiza os dados, seleciona o que é útil e armazena no cérebro. Pela manhã ficará mais fácil resolver aquele problema aparentemente sem solução.
  • Durante o sono, seu corpo reduz a produção de cortisol e adrenalina, dupla hormonal fabricada pelas glândulas suprarrenais que dispara nos momentos de tensão. é uma trégua para o corpo, depois de um dia atribulado. E essa trégua faz a diferença: quem não dá esse tempo no cortisol não consegue controlar os nervos.

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