Quais os tipos de extintores?

10 de Dezembro de 2012 at 9:50 Deixe um comentário

Eloá Dei Tós Germano

Aluna do 3º ano do curso de Licenciatura em Física (2011) 

O fogo é um processo termoquímico exotérmico, ou seja, é a rápida oxidação de matérias combustíveis que liberam calor. Para existir fogo é necessário que haja calor, oxigênio (do ar) e combustível.

Para apagar o fogo é preciso retirar um desses elementos, mas na maioria das vezes é difícil abafar o sistema para que o oxigênio seja todo gasto e o fogo apague; ou retirar o combustível que é o material que esta sendo queimado, e é ai que entra a água, quando a água é colocada sobre o fogo ela diminui a temperatura do sistema retirando o calor do sistema e conseqüentemente apagando o fogo. Porem devemos lembrar que isso nem sempre é valido, pois o fogo pode ser identificado por três tipos de acordo com a sua origem e para cada tipo de fogo existe um tipo de fogo classificados respectivamente por A, B e C.

Tipo A: É utilizado no caso de incêndios resultantes da combustão da materiais sólidos como papel, madeira, tecido dentre outros; esse tipo é o único que pode ser apagado pela água, pelo processo explicado acima.

Tipo B: Indicado em incêndios originados da queima de óleos, gasolina, álcool e seus derivados; para esse tipo de incêndio a água é ineficaz, para cessar o fogo é necessário utilizar pó químicos, ou gás carbônico. Ao adicionar água em alguns desses casos ele ira piorar a situação; logo, se ao fritar algum alimento em sua casa e seu óleo pegar fogo, nunca jogue água nele na tentativa de apagar o foco, que pode ser muito perigoso.

Tipo C: O uso é feito em incêndios decorrentes de equipamentos elétricos, que jamais deve ser usado água em matérias com energia elétrica e apenas pó químicos.

 (Atividade elaborada pelos alunos do curso de Física na disciplina de Estágio Supervisionado I no ano de 2011, sob a orientação do Prof. Msc. Ricardo Francisco Pereira).

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , , , , .

O Stress nosso de cada dia Porque os aparelhos de ar-condicionado são colocados na parte superior de uma sala?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: