Mulheres e Ciência

8 de Março de 2013 at 10:27 Deixe um comentário

Aline Rosa Trevizan

Mestranda do Programa de Biociências aplicadas à Farmácia

A ciência e a mulher? Essa relação se torna cada vez mais comum, graças a atuação exemplar das mulheres nas diversas áreas do conhecimento, antes dominadas apenas pelos homens. Mas nem sempre foi assim, elas nem sempre foram reconhecidas pelos seus feitos, em outras épocas muitas delas ficavam a margem da sociedade científica. Apesar da falta de reconhecimento, o envolvimento da mulher na ciência data desde as civilizações antigas, com registros de médicas “curadoras” na Grécia Antiga. Também nesse período, as mulheres já influenciavam com suas teorias em matemática, física, química, astronomia, filosofia, entre outros. Exemplos são Maria, a Judia, que inventou equipamentos para a química, como o banho Maria, e Hipátia de Alexandria que desenvolveu um instrumento para destilar água, além de escrever textos importantes sobre álgebra e astronomia, bem como tantas outras que poderiam ser listadas aqui. Você já ouviu falar dessas mulheres? Pouco da participação feminina foi divulgado, mas o instinto feminino sempre esteve presente na ciência!

Na Idade Média o estudo universitário era restrito a poucas mulheres europeias, no entanto inúmeros textos sobre obstetrícia e ginecologia foram creditados a mulheres que conseguiam fazer um curso de medicina. Locais que ofereciam estudo a muitas mulheres nessa época eram os conventos medievais, que proporcionavam condições para diversas mulheres contribuírem para a pesquisa acadêmica. Um exemplo dessa contribuição foi Hildegard de Bingen que surgiu em um desses conventos e escreveu livros de botânica e medicina, além de ser altamente reconhecida no seu exercício médico. Existiram ainda mulheres em muitos outros ramos da ciência, sim, a mulher desde muito tempo atua na matemática, na informática, na cosmética, na física, na agronomia, na pediatria, enfim em todas as áreas do saber.

Mulheres, tão meigas e ao mesmo tempo intrigadas com as mudanças do mundo. No começo eram restritas a serem donas de casa, mães e esposas. O preconceito foi muitas vezes um empecilho na sua caminhada, mas com força e instinto feminino conquistou seu espaço em todos os locais. Hoje mulheres atuam em pesquisas renomadas encabeçando grupos de pesquisa pelo mundo inteiro. Atualmente mulheres são premiadas pelo mundo por seus trabalhos científicos que estimulam o bem estar e o desenvolvimento da população. No entanto, muito ainda deve mudar com relação ao reconhecimento da mulher na ciência, apenas dez por cento dos contemplados com o prêmio Nobel são do sexo feminino. Mais isso tem mudado, existem prêmios específicos para as mulheres que se destacam na ciência, além delas estarem cada vez mais presentes em prêmios antes dominados pelo sexo masculino. O nível de escolaridade da mulher também tem aumentado a cada dia no mundo e também a sua procura pela pesquisa, sendo que cada vez mais as mulheres ocupam cadeiras universitárias em áreas diversas, atuam até mesmo nas engenherias, sendo estes os últimos cursos majoritariamente masculinos nas últimas décadas.

Dia 08 de março, dia da mulher, nada mais justo não é mesmo! Afinal a mulher continua a exercer os atributos naturais que a competem, mas através de muitas lutas por seu espaço, estão presentes no mercado de trabalho, na ciência e na pesquisa. A ciência e a mulher: ambas são femininas e evoluem juntas, a pesquisa sempre precisará da docilidade, do dinamismo, da força e da coragem de uma mulher! Parabéns Guerreiras!

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , , .

Espelho, espelho meu… Como faço para o mais belo ser eu? O Vilão da História

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: