O Vilão da História

13 de Março de 2013 at 10:40 Deixe um comentário

Bruno Ribeiro Gomes
Acadêmico de Bioquímica e Monitor do MUDI

 

“O Ministério da Saúde adverte: Fumar é prejudicial à saúde”. Essa frase por estar tão presente em nossas vidas acaba sendo negligenciada pela população em geral, por conta disso nunca é demais relembrar dos malefícios que o tabagismo causa à saúde do ser humano. O consumo de cigarro é o principal causador de morte evitável no mundo e é um dos piores problemas de saúde pública enfrentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nas primeiras décadas do século XVI, espanhóis e portugueses trouxeram da América uma erva que já era a muito tempo utilizada pelos nativos em cerimônias religiosas e também como planta medicinal. Tal erva, o tabaco, rapidamente ficou bastante popular entre a burguesia européia. O cigarro já foi sinônimo de glamour, ou seja, de status social, mas curiosamente, um dos principais motivos que levavam as pessoas a fumar era a promessa de uma vida mais saudável. Fora até indicado para tratamento de diversas doenças! Tudo isso fez com houvesse um aumento progressivo de adeptos do tabagismo, surgindo, com o tempo, diversas doenças crônico-respiratórias e vícios relacionados ao tabagismo. A Alemanha de Hitler foi o primeiro país a ser bem sucedido em uma campanha anti-tabagismo, chegando a racionar cigarros entre os soldados, algo inimaginável para a época. O fato de Adolph Hitler detestar o cheiro de cigarro pode ter contribuído para o sucesso da empreitada.

A Nicotina tabacum, planta do tabaco, possui uma das principais substâncias que causa a dependência de cerca de um bilhão e duzentos milhões de habitantes no planeta, sendo que duzentos milhões são mulheres. Atualmente sabe-se que cerca de 4 mil substâncias tóxicas estão presentes no cigarro!

Diversas pesquisas relatam ser cada vez mais precoce o início do vício de fumar e a prevalência do tabagismo em adolescentes – a idade com maior risco de iniciação ao tabagismo é em torno dos 13 aos 15 anos de idade. A região Sul do Brasil, tem a maior média em número de fumantes mulheres, em média 53%, é a única região em que isso ocorre, mas em termos gerais os homens são a grande maioria. Mas o que leva as pessoas a querer experimentar o cigarro? A influência dos pais, o ciclo de amizades e a curiosidade, muito característica nesta faze da vida, leva os adolescentes a experimentar o cigarro e dele tornam-se dependentes. Outra pesquisa (efetuada pelo INCA) também mostrou que a concentração de fumantes é maior entre as pessoas com menos de oito anos de estudo do que entre pessoas com oito ou mais anos de estudo. Esses dados sugerem que, apesar de ter ocorrido uma expressiva redução do consumo de tabaco no Brasil nos últimos 15 anos, as populações de menor escolaridade parecem estar mais vulneráveis do que as populações mais instruídas às estratégias de mercado que favorecem a iniciação e a manutenção do consumo do tabaco (BREVE HISTÓRIA DO CIGARRO, s.d).

No Brasil o vício em Nicotina, sustenta 30,6 milhões de dependentes. 13% das mortes no país podem ser atribuídas ao tabagismo. Caso não esteja satisfeito, os usuários que consomem cigarro todos os dias, ao final do ano, eles já gastaram cerca de R$950,00, segundo a revista Galileu. No ranking mundial de países com maior número de fumantes o Brasil encontra-se em 74º lugar. Os cinco primeiros, respectivamente, são: Grécia, Slovênia, Ucrânia, Bulgária e República Tcheca.

No MUDI, com a abordagem de peças anatômicas danificadas em função de doenças influenciadas pelo fumo, despertam interessa da população fumante e não fumante para este tema.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , .

Mulheres e Ciência Sobre mágica, semiose e o letramento científico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: