Homem-Aranha ou Homem-Inseto?

8 de Abril de 2013 at 8:41 2 comentários

Cynthia Priscilla do Nascimento Bonato Panizzon

Doutoranda Programa Biologia Comparada

01

 

Apesar dos insetos formarem a maior classe do Reino Animal com mais de 800 mil representantes, as aranhas não fazem parte desse grupo. E você sabe o por quê? Se não, é hora de saber!!! As aranhas pertencem à classe dos aracnídeos a mesma dos escorpiões, ácaros e carrapatos. Classe? Como assim classe? Estão na escola? Nããããããão, é que para facilitar o estudo, cientistas da área de biologia os dividem em grupos, de acordo com características comuns. Estes grupos são chamados de classes.

Os animais da classe dos aracnídeos apresentam características básicas como às listadas abaixo e demonstradas na figura:

01 bQuatro pares de patas; Corpo dividido em cefalotórax e abdômen; Um par de apêndices modificado em quelícera; Um par de pedipalpo; Não apresentam mandíbula; Não possuem antenas e nem asas.

Já os insetos possuem:

02

Três pares de patas; Corpo dividido em três partes distintas (cabeça, tórax e abdome); Mandíbula; Possuem antenas; Podem apresentar asas, quando presente possuem de 1 a 2 pares.

O cefalotórax é o agrupamento da cabeça e do tórax onde encontram-se os olhos, a quelícera o pedipalpo e as patas. Apesar das aranhas possuírem olhos sua visão é pouco desenvolvida. As quelíceras se encontram ao redor da boca e são estruturas que além de envolvidas na manipulação dos alimentos também serve para a injeção de peçonha (veneno). Já os pedipalpos estão localizados externamente a quelícera e servem, na maior parte das espécies para ajudar-las na alimentação e em algumas espécies encontram-se modificados como órgãos copuladores.

Outra característica das aranhas é a produção de seda. Assim como  material de construção a seda das aranhas tem um grande número de aplicações. Pode ser usada na construção de teias para capturar alimento, proteção dos ovos e também na edificação de abrigos.  Você já viu algum bicho grudado em uma teia? É que ela é coberta por uma substância grudenta. Assim, o inseto que voa desavisado pode esbarrar em uma delas e ficar preso em seus fios. Se isso acontecer, já era! Ele certamente será a próxima refeição da Dona Aranha. Outra utilização bem comum da seda é como cabo de segurança. Conforme as aranhas se movem de um lugar para outro, elas deixam um fio fino e seco atrás delas. Se ela ficar em perigo, pode rapidamente voltar pelo fio de teia.

03

Como você pode observar as aranhas possuem bastantes características próprias e diferentes dos insetos. Sendo assim, da próxima vez que você assistir o Homem – Aranha você já pode informar aos seus colegas e ao próprio personagem que a aranha é um aracnídeo e não um inseto.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , , .

Paracoccidioidomicose, o palavrão que preocupa Doar sangue é doar vida, e doar medula óssea?

2 comentários Add your own

  • 1. Leandro M.D.  |  20 de Junho de 2013 às 10:19

    Não sei se escutei errado hoje cedo na TV, mas o jornalista Paulo Henrique Amorim, anunciando uma matéria na Record, chamou Escorpiões de “Insetos” Venenosos… #AtoFalho

    Responder
  • 2. Jean  |  9 de Abril de 2013 às 21:52

    Legal!!! Eu não sabia. Da próxima vez não chamo a aranha de inseto.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: