Por que em dias nublados algumas pessoas sentem-se deprimidas?

8 de Maio de 2013 at 9:46 Deixe um comentário

Larissa Renata de Oliveira Bianchi
Doutoranda em Biologia Comparada- UEM

01Nos dias em que o Sol não se manifesta com grande intensidade, temos a sensação de que estamos na transição do dia com a noite, são dias mais escuros, nublados e acinzentados. Essa tem sido nossa realidade ultimamente, pois em Maringá, o outono deste ano, esta tendo dias com baixa incidência de luminosidade, caracterizado por dias nublados e mais turvos, causando em uma parcela da população uma sensação de tristeza e angustia.

A incidência de luz diminuída altera a produção da melatonina, hormônio esse produzido pela glândula pineal que é responsável por ficarmos sonolentos, isso explica porque neste dias mais escuros temos vontade dormir e ficar em casa, de preferência tomando um chá no sofá. É por isso que em períodos onde a taxa de luminosidade esta diminuída, muitas pessoas apresentam manifestações neuropsicológicas que podem levar à depressão conhecida como depressão sazonal.

02A cronobiologia (ciências que estuda os ritmos biológicos) observa muitas variações ocorridas no ser humano ao longo do dia, o que em geral leva à modificações no seu desempenho, surgindo a fadiga, o cansaço, alterações de humor, ansiedade, estresse, inquietações, tristezas e até a depressão. Essas variações sofrem interferência da radiação e luminosidade solar.

Já se sabe que em alguns locais do planeta terra,dependendo da latitude onde se localizam, há significativas reduções nas horas de sol nos períodos do outono-inverno provocando maior incidência de transtornos afetivos de sazonalidade, como por exemplo, depressão e estresse.

03

Portanto, se você sente-se entristecido no período de menor luminosidade ambiental saiba que este sentimento é comum. Mas, se estes sentimentos persistem e comprometem sua rotina cotidiana, vale a pena procurar um médico, pois, em alguns casos é preciso tratar os casos de depressão sazonal, mesmo que por períodos de tempo reduzidos.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , .

Você faz o exame de Papanicolaou periodicamente? Porque as articulações estalam?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: