Por que é tão importante saber se a gestante tem toxoplasmose?

29 de Junho de 2013 at 17:00 Deixe um comentário

Aline Rosa Trevizan

Mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia

Para responder a esta questão, primeiro vamos entender melhor essa doença! A toxoplasmose é a famosa “doença do gato”, assim chamada porque os felinos são os hospedeiros definitivos do agente causador da doença que é o parasito Toxoplasma gondii. Ser hospedeiro definitivo significa que é no gato que ocorre a reprodução sexuada do parasito, ou seja, o ciclo biológico (veja o ciclo de vida do parasito na figura abaixo), que gera a forma infectante do parasito, chamada de oocisto. Portanto, depende do gato para que sempre ocorra a manutenção do ciclo desse parasito. Os oocistos eliminados nas fezes do gato podem contaminar a água e os alimentos que ingerimos, e assim fazer com que adquiramos a infecção. Também existem outras formas do parasito que podem infectar os seres humanos e que são menos comuns, como, por exemplo, os cistos que podem estar presentes na carne crua que comemos ou, os taquizoítos que raramente podem estar principalmente no leite.

Percebe-se, portanto, que é mais fácil do que se pensa ser infectado pelo Toxoplasma gondii, e, por isso, boa parte da população já teve contato com o parasito. Uma vez infectado, a pessoa pode ou não desenvolver sintomas, sendo que a maior parte dos infectados não os apresentam. As pessoas que apresentam sintomas com maior frequência e maior gravidade são aquelas com o sistema de defesa afetado (imunodeprimidos).

Sabendo de tudo isso, é também importante entender que a toxoplasmose pode ser transmitida para o bebê quando a mãe adquire esta infecção enquanto está grávida, através da chamada via transplacentária. A mãe pode até não saber que é portadora do parasito, mas quando a gestante está na fase aguda da doença, o parasito presente no líquido amniótico ou no endométrio do útero pode infectar o bebê. Na criança essa doença pode causar muitas complicações, sendo que o parasito se dissemina por diversos órgãos, mas prevalecem as lesões no seu sistema nervoso central e na retina. Dependendo da gravidade da infecção e da idade do feto quando infectado, pode ocorrer má formação congênita, abortamento ou morte da criança ainda na barriga ou depois do nascimento. Por isso é feito um exame de sangue nas gestantes, para identificação dessa doença, visto que, se for necessário, existem medicamentos que ajudam a diminuir a gravidade da infecção. Nesse exame é possível observar se a mãe já entrou em contato com o Toxoplasma gondii, através da detecção de anticorpos específicos para o parasito. Dessa forma, se a mulher já tiver sido infectada no passado, mesmo que nunca tenha tido sintomas ou adoecido por isso, ela apresentará esses anticorpos, o que neste caso pode ser uma boa notícia, pois, demonstra que ela está resistente e não haverá perigo de adquirir a infecção aguda durante a gestação! Do contrário, se a mulher não apresentar esses anticorpos, deverá tomar ainda mais cuidado para não se infectar durante a gravidez!

Em relação aos cuidados a serem tomados durante a gravidez destacam-se: lavar muito bem os alimentos antes de ingeri-los, lavar sempre as mãos, evitar comer carne crua ou mal cozida, filtrar a água que vai beber e cuidar do gatinho de estimação para que ele não se alimente de outros animais e assim se infecte com a doença e a transmita para você. Portanto, é importante saber mais sobre essa doença tão comum no mundo e que pode ter muitas implicações na nossa vida, principalmente nos imunodeprimidos e nos bebês filhos de mães com toxoplasmose aguda, sendo sempre a prevenção o melhor caminho!

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , .

Saiba Como Evitar As Fraturas Respiração Bucal, Pode?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: