Será que o excesso de higiene faz bem?

17 de Julho de 2013 at 8:36 2 comentários

Letícia Sarturi Pereira Severi

Mestre em Imunologia (USP) e Doutoranda em Biociências Aplicadas à Farmácia (PBF-UEM)

01Você se considera uma pessoa higiênica? Na verdade, com o aumento do desenvolvimento urbano, todos nós nos tornamos mais higiênicos. E desde então, pensamos que o excesso de higiene é o que nos salvará dos tão temíveis microrganismos. Mas será que esses microrganismos só nos fazem mal? Ou será que apesar de alguns tipos poderem causar doença, eles também podem melhorar nossa saúde?

            Para responder estas questões precisamos entender que possuímos um sistema de defesa pronto para atuar contra infecções ou contra qualquer “agente estranho” que entre no organismo. Esse é o Sistema Imune, formado por células e algumas substâncias importantes para defender o corpo contra os agentes infecciosos. Porém, esse maravilhoso sistema de defesa não nasce totalmente pronto para combater todas as infecções, precisa ser desenvolvido e testado para que as respostas dele não sejam inadequadas e descontroladas.

02Muitos pesquisadores defendem a ideia de que quando o sistema imune responde a microrganismos desde o início da vida, as respostas são importantes para desenvolver um equilíbrio da resposta imune. Ou seja, se o sistema imune responde à microbiota (grupo de microrganismos que colonizam normalmente várias partes do corpo e antigamente chamados de flora normal), ou a pequenas infecções logo no início da vida, as respostas imunes serão mais adequadas e menos desbalanceadas. Esse equilíbrio é o que garante menos reações alérgicas e doenças auto-imunes (doenças causadas pelas reações do nosso sistema de defesa contra nossas próprias células). O excesso de higiene pode afastar o sistema imune do contato com os microrganismos, prejudicando seu equilíbrio no controle das respostas futuras.

Essa hipótese defendida por muitos pesquisadores se chama “Hipótese da Higiene”. Ela passou a ser defendida quando foi observado o quanto houve aumento nessas doenças auto-imunes e alérgicas nos últimos anos, junto com o aumento da industrialização e também do saneamento básico e, consequentemente da higiene.

Alguns pesquisadores também defendem que em famílias com maior número de filhos as crianças ficam menos suscetíveis às doenças alérgicas e auto-imunes. Isto porque, os filhos mais velhos transmitem às infecções adquiridas aos filhos mais novos, favorecendo o contato dos mais novos com os microrganismos. Além disso, as pesquisas também apontam que levar uma “vida de fazenda” na infância contribui para menor incidência de doenças alérgicas. Isso devido principalmente ao contato maior com animais e ao consumo de leite não-pasteurizado.

Portanto, segundo essa hipótese, a melhor maneira de prevenção dessas doenças auto-imunes e alérgicas é deixar a criança, desde pequena, ter contato com o mundo externo favorecendo o contato com microrganismos. Ou seja, criança livre de EXCESSO de higiene é criança feliz e será um adulto saudável!

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , , , .

Sol, a sobremesa que você precisa! Como nos prevenir dos vermes e micróbios?

2 comentários Add your own

  • 1. Letícia  |  22 de Julho de 2013 às 14:50

    Jacques, realmente, esta hipótese da higiene tem tido cada vez mais confirmação científica e faz muito sentido no mundo higiênico que vivemos atualmente. Obrigada pelo apoio!

    Responder
  • 2. Jacques Nasser  |  21 de Julho de 2013 às 14:04

    Mesmo para alguém que não pertence à sua profissão, a mensagem do seu artigo faz muito sentido. Parabéns,
    Jacques

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: