É possível comprar lágrimas e saliva na farmácia?

30 de Agosto de 2013 at 11:38 Deixe um comentário

Fábio José Bianchi

Cirurgião Dentista. Mestre e Doutor em Odontologia. Professor da UNICESUMAR e UNIOESTE.

01A síndrome de Sjögren é uma doença auto-imune inflamatória que afeta principalmente as glândulas exócrinas como as lacrimais e as salivares. Caracterizam-se por secura da boca e dos olhos, (os linfócitos, infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da saliva e das lágrimas), esses são os sintomas mais característicos, porém, pode também causar secura da pele, da mucosa nasal e vaginal, além de afetar órgãos do corpo (rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro). A língua apresenta-se ressecada com fissuras bem marcantes.

Há também pacientes que apresentam fadiga e dor nas articulações podendo comprometer de forma significativa à qualidade de vida.

02É comum que quem possui doenças crônicas do tecido conjuntivo venha a desenvolver a Síndrome de Sjögren. Esta pode lesar órgãos vitais do corpo com sintomas que podem se estabilizar ou piorar, mas a doença não sofre remissão, como outras doenças auto-imunes fazem. Seu diagnostico é complicado, pois os sintomas assemelham a de outras doenças como o lúpus eritematoso, artrite reumatóide, a síndrome da fadiga crônica, a fibromialgia, a esclerose múltipla e a doença de Alzheimer. Não há cura para a Síndrome de Sjögren nem um tratamento específico para restaurar permanentemente a função secretora das glândulas.

A causa ou causas específicas da Síndrome de Sjögren não é conhecida, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.

Para os indivíduos que são portadores da síndrome, há algumas dicas como: Use lágrimas artificiais. Há soluções estéreis a venda em farmácia que possuem composição química semelhante a da lágrima e pode ser usada para sua substituição nestes casos. Para dormir, utilize gel lubrificante para aliviar a secura dos seus olhos por tempo mais prolongado; para manter as glândulas salivares ativadas beba água com umas gotas de limão, para a boca ficar mais úmida; Diminua o uso de açúcares, chocolates e comidas condimentadas para evitar a decomposição rápida dos dentes e as fissuras na língua; Visite regularmente o seu dentista; o uso de goma de mascar (sem açúcar de preferência) estimula a produção de saliva. Uma alternativa também é a compra de saliva artificial, pois existem soluções umectantes que também simulam a função da saliva natural protegendo mucosas e dentes. Normalmente produzimos cerca de 1,5 litros de saliva por dia, e no caso do uso da artificial precisamos também de um volume significativo.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Insetos: nojentos ou alimento? Grandes, pequenas, velhas, novas… Árvores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: