Grandes, pequenas, velhas, novas… Árvores

25 de Setembro de 2013 at 8:48 Deixe um comentário

Nathália Cristina Gonzalez Ribeiro

 Bióloga. Pós-graduanda em Biologia e Conservação de Fauna Silvestre pela UEM

01Com seus galhos abertos e suas folhas verdes, todos os dias as árvores fornecem sombra, alimento e ar puro. Ocupam o ambiente terrestre desde muito antes da existência dos dinossauros, precedendo-os cerca de 140 milhões de anos. Árvores semelhantes às palmeiras atuais, que existiram há aproximadamente 385 milhões de anos viram a vida na terra evoluir e então, plantas de grande porte estabeleceram-se e hoje são essenciais para a manutenção dos ecossistemas.

Com formatos e tamanhos diferentes, isoladas ou em florestas, as árvores ajudam a modelar muitas das paisagens existentes no planeta. Há espécimes gigantes, como sequóias, que podem atingir 130 metros de altura, possuindo 115,55 metros o maior exemplar vivo.

02Em relação à idade, existem espécies que podem passar dos 1000 anos, como o pinheiro Pinus longaeva. Estudos mostraram que a mais velha árvore possui 5062 anos! Esta se localiza nas White Mountains, na Califórnia, e pertence à espécie Pinus longaeva. Ainda quanto à idade, consta no Guinness Book que a árvore mais velha também foi um pinheiro, de 5,2 mil anos, cortado em 1963.

As árvores moldaram o planeta Terra. Armazenaram carbono e criaram microambientes. Hoje, a qualidade da vida depende da existência desses seres vivos. No entanto, a espécie humana tem desmatado vastas áreas para a manutenção das atividades econômicas, sem pensar nos prejuízos que vem ocorrendo e que ocorrerão a médio e longo prazo, como perda de biodiversidade, poluição e alterações no clima. Que neste Dia da Árvore (21 de setembro), além de lembrado, que esse símbolo da vida seja respeitado e preservado!

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

É possível comprar lágrimas e saliva na farmácia? Vírus mortais que marcaram época

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: