Vírus mortais que marcaram época

1 de Outubro de 2013 at 8:24 Deixe um comentário

André Luis Schmidt da Silva- Biólogo, monitor do MUDI. Especialista em Anatomia e Histologia/ UEM

ebolaAo longo da história humana vários tipos de microrganismos passaram a atacar os seres humanos causando muitas doenças. Dentre os mais temíveis estão os vírus. Apesar de não serem considerados seres vivos, são capazes de infectar células e produzir cópias exatas suas. Com isso, uma única célula, que pode ser animal, vegetal ou bacteriana, se torna uma fabrica de vírus dando origem a vários outros que iram atacar células sadias, e por isso a infecção viral ocorre rapidamente.

Vírus mortais são considerados aqueles que acometem uma grande proporção de uma população que pode ser regional, nacional ou mundial. Na história da humanidade vários vírus causaram doenças que mataram milhares de pessoas. Destes, alguns se tornaram mais conhecidos, como os vírus ebola, o causador da gripe espanhola, o HIV entre outros.

A dificuldade do combate aos vírus diz respeito a seu tamanho muito diminuto, o fato de sofrerem muitas mutações, e ainda o fato de muitos serem transmitidos pelo ar. Os vírus já causaram grandes pandemias em todo o mundo sendo uma das mais recentes a gripe ”A” cujo vírus ficou conhecido como H1N1. Apesar de serem muito perigosos os vírus podem ser combatidos com medidas muitos simples que inclusive já estão inseridas no nosso cotidiano como, lavar as mãos com frequência, não levar as mãos nas mucosas faciais como olho, nariz e boca, e ao tossir ou espirar cobrir a boca.

Pensando em torna-los mais conhecidos o MUDI estará expondo entre os dias 10 de outubro e 10 de novembro a exposição “Vírus mortais que marcaram época”. Para visita-la e saber mais sobre estas estruturas e as pandemias que causaram você pode visitar o Museu Dinâmico Interdisciplinar, no Bloco O33 durante os horários comerciais de terça a sexta feira.

 

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Grandes, pequenas, velhas, novas… Árvores Saiba mais sobre o Vírus da Hepatite A

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: