Saiba mais sobre o Vírus da Hepatite A

4 de Outubro de 2013 at 10:18 Deixe um comentário

Nathália Cristina Gonzalez Ribeiro

André Schimdt da Silva

hpttO vírus da hepatite A foi o primeiro vírus de transmissão oral fecal identificado, em 1973. No entanto, o termo “icterícia epidêmica”, que pode estar relacionado à hepatite A, já era mencionado por Hipócrates, na Grécia, no século V.

A hepatite A ocorre em todos os países do mundo, inclusive nos mais desenvolvidos, sendo mais comum onde o saneamento básico é inadequado ou inexistente. Em países em desenvolvimento, a doença é mais comum em crianças, e a maioria dos adultos, consequentemente, é imune a doença. Já em paises desenvolvidos, grande parte da população adulta é suscetível à infecção. Nos Estados Unidos, considerado um país de risco intermediário, estima-se que ocorram anualmente cerca de 200 mil casos.

O vírus VHA possui genoma constituído por RNA e pertence à família dos picornavírus. Espalha-se através do contato direto ou indireto com material fecal contaminado e encontra-se nas fezes da pessoa infectada duas a três semanas antes de os sintomas surgirem.

Geralmente não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção.

A doença é totalmente curável quando o portador segue corretamente todas as recomendações médicas. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno. Causa insuficiência hepática aguda grave e pode ser fulminante em menos de 1% dos casos.

A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Vírus mortais que marcaram época Conheça a Hepatite C – O Vírus VHC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: