Esta é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013. Participe e saiba mais sobre ciência, saúde e esporte

21 de Outubro de 2013 at 19:09 Deixe um comentário

Débora de Mello Gonçales Sant´Ana
MUDI – UEM

No dia 16 de outubro é o dia da Ciência e, por isso, na terceira semana de outubro comemoramos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2013 será entre os dias 21 e 27 de outubro. A cada ano um tema é proposto para reflexão da importância, limites, métodos e outros aspectos da Ciência e Tecnologia. É uma grande oportunidade para que a população saiba mais sobre as novidades do conhecimento no Brasil e no Mundo.
São realizados muitos eventos visando oportunizar a população a reflexão e a interação com a ciência. Neste ano, o tema é a interação entre ciência, saúde e esporte.
O tema de 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

A ciência está completamente envolvida com o esporte seja nas tecnologias envolvidas nos equipamentos, roupas e ambientes relacionados ao esporte bem como nas dosagens bioquímicas, análises biomecânicas, entre outros.

Hoje contamos com tecidos especiais para auxiliar no controle da temperatura corporal na atividade esportiva, tênis com sistemas amortecedores que protegem articulações de impacto além de restringir o crescimento de fungos. As roupas utilizadas na natação, corridas, esportes coletivos são desenvolvidas visando melhorar velocidade, reduzir atrito, aumentar o desempenho e o conforto. Tudo isso, graças a evolução do conhecimento cientifico e tecnológico.

Pense na evolução das esteiras e outros equipamentos das academias. Nos exercícios de alongamento, técnicas e métodos que surgem a cada dia, mostrando resultados de estudos. Os exercícios cotidianos podem nos oferecer melhores resultados, menores índices de lesão e dor do que no passado, graças a compreensão da fisiologia do organismo humano em movimento. Os suplementos, bebidas repositores de minerais são também instrumentos de melhor desempenho. Portanto, a relação da ciência e o esporte está presente em todos os aspectos.

Nesta semana, o MUDI também participará das atividades, publicando textos neste blog sobre o tema, realizando entrevistas na rádio da UEM com pesquisadores da área, apresentando filmes sobre a importância do exercício no controle do peso, expondo a relação do skate e a física e ainda falando da cronobiologia e o exercício físico.

Você não pode perder. Saiba mais sobre a semana nacional e as atividades em cada cidade do Brasil no site: http://semanact.mct.gov.br/web/snct/a-semana.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Por que o Diabetes mellitus é um dos “vilões” atuais? Pé de Atleta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: