Animais de volta à vida

18 de Novembro de 2013 at 11:20 Deixe um comentário

Nathália Cristina Gonzalez Ribeiro
Bióloga. Pós-graduanda em Biologia e Conservação de Fauna Silvestre pela UEM

01Ao visitar uma exposição sobre animais surgem na mente das pessoas perguntas como: de onde vieram esses animais? Foram mortos para compor a exposição? São de verdade? Diz-se “empalhado” ou “empanado”?

A exposição de animais taxidermizados há muitos anos possui a capacidade de gerar deslumbramento e despertar a curiosidade. No início das primeiras coleções, os animais eram coletados na natureza por desbravadores, a parte interna de seu corpo era substituída por palha (essa é a origem do termo “empalhar”) e entregues a colecionadores nobres e da realeza. No entanto, no decorrer dos anos esse hábito foi modificado. Atualmente, os animais taxidermizados (diz-se taxidermizado em vez de “empalhado”) de uma exposição geralmente falecem por causas naturais em criadouros, mantenedouros ou zoológicos, e no caso da necessidade de haver coleta na natureza, esta é feita com autorização e acompanhamento do órgão responsável.

02O impacto causado por essas peças é ainda maior quando estão dispostas em dioramas, que são representações do habitat natural do espécime. Por meio dos dioramas, informações como hábito alimentar, hábitos sociais e características do habitat, podem ser facilmente compreendidas pelos visitantes do museu.

Por meio das técnicas de taxidermia e de montagem de dioramas, animais mortos, que provavelmente seriam descartados, podem voltar à vida e encantar pessoas de todas as idades por meio de sua beleza e conteúdo.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Micotoxinas, o veneno nosso de cada dia. Fármacos Anorexígenos: Mocinhos Ou Vilões?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: