Fármacos Anorexígenos: Mocinhos Ou Vilões?

22 de Novembro de 2013 at 9:41 Deixe um comentário

Natália de Carvalho Scharf Santana
Pós Graduanda – Programa de Biociências Aplicadas a Farmácia

01Você sabe o que são fármacos anorexígenos? São classes de medicamentos moderadores do apetite, ou seja, que possuem finalidade de induzir uma anorexia, uma falta de apetite, utilizados por indivíduos que necessitam reduzir seu peso corporal. O consumo destes medicamentos aumentou nos últimos anos, e este é um fato preocupante para a saúde pública.

Dentre os vários tipos existentes no mercado, podemos detacar dois grupos principais: os catecolaminérgicos, no qual estão incluídos o femproporex (o mais utilizado no Brasil), anfepramona e mazindol; e os serotoninérgicos no qual se encontra a sibutramina.

02Atualmente, a sociedade e a mídia cultuam a magreza, que está muitas vezes associada a uma imagem de poder, beleza e sucesso. Esse fatores afetam principalmente as mulheres, que modificam suas necessidades nutricionais para viverem no mundo da moda. No entanto, muitas vezes pode ocorrer uma confusão, entre o cuidado com o corpo e a verdadeira necessidade de uma intervenção medicamentosa.

A busca por métodos rápidos e “milagrosos” de perda de peso, pode muitas vezes trazer prejuízos à saúde humana. É então necessário uma prescrição e orientação médica pois, o tratamento a base de medicamentos são efetivos, porém, podem ocasionar alto número de efeitos colaterais, além de uma rápida instalação de dependência e tolerância.

03

Os principais efeitos colaterais podem variar de acordo com a classe dos fármacos, os mais relatados são irritablidade,  arritmia cardíaca, diabetes mellitus tipo 2 e outras patologias devem avisar ao médico antes de iniciar o tratamento com estes fármacos.insônia ou sono superficial, tremores, depressão e outros. Pessoas que possuem hipertensão arterial descompensada,

04

Assim, é importante lembrar que antes de uma intervenção medicamentosa, é necessário uma mudança nos hábitos alimentares, no estilo de vida e uma prática regular de atividade física, pois muitas vezes essas alterações trazem uma melhora considerável. Porém quando diagnosticado a necessidade do uso de qualquer medicamento, este deve ser indicado e orientado por um profissional da área da saúde, para que o benefício seja de forma satisfatória a saúde.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Animais de volta à vida Rita Levi-Montalcini: a dama da pesquisa italiana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: