Lugar de mulher é na …CIÊNCIA

13 de Março de 2014 at 20:50 Deixe um comentário

Por Tuane Krupet

Mestre em Biociências e Fisiopatologia

2

Neste mês estamos comemorando entre outras coisas o dia da mulher. Este é um dia de comemoração pelos direitos e reconhecimento que as mulheres vêm conquistando com muita dedicação e luta. Há muito tempo, e cada vez mais, estão ampliando horizontes e se destacando em diversos setores, inclusive na ciência. E para homenagear todas as mulheres, nada melhor que lembrar um dos grandes exemplos de mulher que foi além na luta por seus ideais, uma mulher da ciência, chamada Carolina Martuscelli Bori.

            Nascida em São Paulo, iniciou seus estudos com o curso normal o que era usual para as moças da época, ali despertou seu interesse pela educação, e na década de 40 formou-se em pedagogia na Faculdade de Educação da USP. Seu interesse na psicologia foi pela “influência dos desencantos com a formação que recebeu no curso de pedagogia” e dizia que essa situação é ainda mais grave hoje “não se tem motivação para ser professor”.

            No último ano de sua graduação já foi convidada a lecionar psicologia na USP. Nesta época a psicologia ainda era ligada à filosofia, por isso, tudo ainda era muito teórico, mas ela já iniciava seus estudos experimentais, sendo o primeiro uma avaliação do preconceito racial e social do brasileiro, numa época em que se acreditava não haver preconceito em nossa sociedade.

            Quando houve a separação da psicologia com a filosofia, Carolina ficou na cadeira da psicologia, o que não era comum para uma mulher na época, pois a maioria dos professores era homem. Segundo Carolina na época era tudo muito difícil e tinha que se lutar por tudo. Dedicada à ciência cursou seu mestrado e doutorado em Nova Iorque na New School for Social Research como bolsista.

            Sua contribuição para ciência foi grande, principalmente na psicologia, ajudando na criação do Departamento de Psicologia em 1962. Mesmo quando muitos foram contra, afirmavam que a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP deveria formar professores e pesquisadores, não profissionais. Participou da criação do curso em diversas universidades e da luta pela regulamentação da profissão, sendo inclusive o registro número um do conselho de psicologia.

            Buscando criar conhecimentos sólidos, defendia as pesquisas experimentais com coleta de dados e análises rigorosas. Preocupada com a educação traduziu diversos livros básicos da psicologia para ajudar na formação dos estudantes. Também propôs um método de ensino personalizado que respeita o tempo individual de aprendizagem de cada aluno. E lembra-nos que a população e a comunidade científica não podem ficar omissas ao que acontece na educação.

            Mostrava sua preocupação com a sociedade ao acreditar que o progresso da ciência deveria melhorar a vida das pessoas. Para aproximá-lo da população pregava a divulgação do conhecimento científico, foi membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, para ela a ciência gera muito conhecimento e desenvolvimento, mas que estes ficam restritos e não são usados pela população, e ainda, que é um absurdo uma parcela da população viver totalmente sem informação e distante do conhecimento científico.

             Recebeu vários títulos e homenagens, sendo uma delas a de “eterna amiga da ciência”, Carolina é um exemplo de mulher que lutou contra as adversidades em nome de sua profissão, da educação, da sociedade e da ciência. E através dela, homenageamos todas as mulheres que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento social e científico.

Feliz “mês” da mulher e continuemos na luta!!!

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , .

Rosalind Franklin – do machismo à Ciência Homenageando uma grande mulher

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: