Eclipse Lunar: “Lua Sangrenta”

17 de Abril de 2014 at 19:37 Deixe um comentário

André Luis Schmidt da Silva.

Biólogo. Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI)

Lua sangrenta

 

Um eclipse lunar acontece quando a terra se posiciona entre o sol e a lua, de modo que a lua mergulha na sombra da terra que se projeta no solo lunar obscurecendo o satélite. O eclipse lunar total de 15 de abril de 2014 ocorreu durante a madrugada do dia 14 para o dia 15, e marcou o início de uma tétrade de eclipses lunares. O segundo eclipse lunar desta tétrade vai acontecer em 8 de outubro desse mesmo ano e os dois últimos, em 4 de abril e 28 de setembro de 2015, respectivamente. Este fenômeno, relativamente raro, ocorreu anteriormente em 2003-2004 e a próxima tétrade está prevista para 2032-2033, informou a agência espacial americana. No total, haverá oito tétrades no século XXI.

 Também chamado de Lua de Sangue, o Eclipse Lunar de abril de 2014 pode ser visto de todo o Brasil, entre a meia-noite e o amanhecer. Recebe o nome de  lua se sangue ou lua sangrenta devido ao tom avermelhado que toma o satélite no momento do eclipse.

 2O tom avermelhado que a lua ganha se dá pela refração da luz branca do sol pela atmosfera. Com a refração, o espectro de cores se separa, e no ápice do eclipse, o comprimento de onda que da a cor vermelha se centraliza como mostra a figura ao lado, isso projeta no solo um tom avermelhado, criando um belo espetáculo da natureza.

Estamos vivendo um momento muito rico na história da astronomia, onde vários eventos podem ser visualizados e estudados no céu noturno. E para o delírio dos amantes da astronomia, além do eclipse lunar, Marte vai passar nesta segunda-feira a 92 milhões de quilômetros da Terra, a menor distância entre o planeta vermelho e o nosso desde janeiro de 2008.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Paraboloide elíptico Giardíase: ainda um problema!?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: