Okara: um resíduo especial

5 de Maio de 2014 at 19:57 Deixe um comentário

Bárbara Fonseca e Almeida Silva

Tecnóloga em Alimentos

A soja é um alimento amplamente estudado para a prevenção de doenças e uma das fontes mais importantes de proteínas vegetais. Apresenta ainda componentes benéficos, como vitaminas, fibras e compostos antioxidantes.

111

A procura por alimentos derivados de soja tem aumentado nos últimos tempos devido à divulgação dos benefícios à saúde atribuídos a seu consumo e de seus derivados, como extrato hidrossolúvel de soja, óleo de soja, tofu, shoyo, lecitina de soja, proteína texturizada de soja (PTS) e okara.

O okara é um subproduto do extrato do “leite” da soja com baixo valor comercial,mas apresenta em sua composição 25,4% a 28,7% de proteína, de 9,3% a 10,9% de lipídeos, e de 52,8% a 58,1% de fibras. A composição desse subproduto depende do processo de elaboração do leite de soja, principalmente na etapa de moagem, e da qualidade da matéria prima. O okara úmido faz parte da dieta alimentar oriental, e a partir dos anos 70 vem sendo introduzido na alimentação humana no ocidente.

2222

As indústrias brasileiras que processam o extrato de soja produzem uma quantidade enorme de okara como resíduo, que apesar de suas propriedades nutricionais relevantes, é muitas vezes utilizado apenas como ração animal.

O processo de secagem permite um aumento significativo no tempo de vida do okara, viabilizando o armazenamento e transporte sem deterioração, e permitindo assim a utilização na elaboração de novos produtos mais nutritivos e de maior valor proteico agregado. Além disso, resíduos industriais como o okara são ricos em fibras apresentando, portanto, propriedades metabólicas e fisiológicas benéficas.

Pode ser encontrado em lojas de produtos orientais ou em indústrias produtoras do “leite” de soja. É um produto de baixo custo, fácil acesso e manuseio simples. Pode ser utilizado para fazer variados tipos de receitas caseiras, como bolos, tortas, farofa, croquete, entre outras.

333

Seguem abaixo alguns sites com dicas de receitas, simples e saborosas, para serem elaboradas com okara:

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , .

GADO + ANTI-INFLAMATÓRIO = -URUBUS Asma do Padeiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: