Asma do Padeiro

13 de Maio de 2014 at 20:52 Deixe um comentário

Eliane Muniz

Mestre em Ciências Morfológicas (UNIFESP).

Enfermeira. Prefeitura Municipal de Maringá, Pr.

As vias respiratórias fazem parte de uma estrutura importante do nosso corpo, fundamental para a sobrevivência. Porém, estas vias estão em contato o tempo todo com as partículas nocivas do ambiente no qual vivemos e estão sujeitas a diversos tipos de infecção. Dentre os ambientes que vivemos, o local de trabalho é onde passamos maior parte do tempo e muitas vezes é responsável por provocar doenças ao homem, conhecidas como doenças ocupacionais.

Fonte: dicasgratisnanet.blogspot.com

Fonte: dicasgratisnanet.blogspot.com

Com bases em estudos sobre a saúde do trabalhador, verificou-se que os profissionais que tem maior número de problemas respiratórios (nos pulmões) são os da: construção civil, manufatura, ambientes hospitalares, indústria têxtil, garçons, cozinha, indústria automobilística, transporte, mineração e corpo de bombeiros. Talvez você veja com surpresa a cozinha como ambiente de risco e, neste texto será abordado especificamente cozinhas de panificadora, pizzaria ou restaurantes, locais de preparação de várias receitas deliciosas como: sobremesas, massas, bolos, salgados e outros.

 

O profissional que trabalha na cozinha, a maioria das vezes, utiliza a farinha de trigo no preparo de suas receitas. Com a utilização do trigo, segundo a saúde ocupacional, faz-se necessário a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), conforme  a NR 6 EPI  (Normas reguladoras – Equipamentos de proteção individual) . O EPI é um dispositivo de uso individual destinado a neutralizar ou atenuar um possível agente agressivo contra o corpo do trabalhador; evitam lesões ou minimizam sua gravidade e protegem o corpo contra os efeitos de substâncias tóxicas, alérgicas ou agressivas, que causam as doenças ocupacionais. O uso de protetor facial para proteção da face contra impactos de partículas volantes (máscara) e luvas são indispensáveis.

Fonte: noticias.terra.com.br

Fonte: noticias.terra.com.br

O trigo (Triticum aestivum) é uma planta de ciclo anual, cultivada durante o inverno e a primavera. O grão é consumido na forma de pão, massa alimentícia, pizza, bolo e biscoito. Ao manusear a farinha de trigo diariamente, ocorre a inalação da poeira do trigo, podendo desenvolver doenças alérgicas como asma. Esta é definida como uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias que causa redução ou obstrução reversível e recorrente no fluxo de are neste caso é conhecida especificamente como a asma do padeiro.

A asma do padeiro é uma das alergias ocupacionais mais comuns e o número de casos segue aumentando. Os pacientes apresentam diversos sintomas, desde urticária (formação de placas avermelhadas na pele que causam muita coceira e/ou sensação de queimação), e dermatite atópica, até vômitos e anafilaxia (reação alérgica sistêmica). Atualmente, o diagnóstico desta doença se baseia em provas cutâneas e provocações por inalação de farinha de trigo. No entanto, o resultado depende da qualidade do extrato de cereal empregado, devido à falta de padronização. A provocação nasal com alérgenos isolados é uma medida mais específica para o diagnóstico desta alergia. A produção de anticorpos específicos frente a extratos de cereais também é utilizada como ferramenta de diagnóstico. Quanto aos tratamentos, o mais eficaz é evitar a exposição à inalação de farinhas, ainda que isto implique, em muitos casos, a perda do emprego.

 

Mais informações:

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , .

Okara: um resíduo especial Teoria da “evolução” do Microscópio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: