FALTA DE VITAMINA D: UMA PANDEMIA

20 de Maio de 2014 at 18:13 Deixe um comentário

Ms. Janisleya Silva Ferreira Neves

Farmacêutica Bioquímica-UEM

Doutoranda em Biociências e Fisiopatologia-PBF-UEM

 

 

11

Estudos demonstram que a falta de Vitamina D já é uma pandemia, ou seja, uma epidemia que atinge vários países, inclusive o Brasil.

A taxa de manutenção de Vitamina D da população pode ser mantida tomando-se sol, diariamente, nos horários adequados.

A Vitamina D é muito importante. Até o início do século XX sabia-se da identidade da Vitamina D relacionada com os ossos e a musculatura. Nos últimos 20 anos, uma abundante literatura mundial tem demonstrado que a Vitamina D é usada em todo o sistema celular, particularmente no sistema neurológico e no sistema imunológico. Populações com deficiência ou insuficiência de Vitamina D por um longo período podem desenvolver doenças autoimunes, câncer, hipertensão e diabetes. Há uma série de trabalhos que relatam a relação entre Vitamina D e essas doenças.

O neurologista Cícero Coimbra, professor da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, é um especialista em Vitamina D, ele já tratou mais de 1.400 pacientes com esclerose múltipla usando a substância. Coimbra afirma que, atualmente, as pessoas que moram nas grandes cidades tem, em média, o mesmo nível de Vitamina D que ratos de laboratório, que nunca tomam sol.

Com a urbanização e pela modernização das grandes cidades, a população vive em ambientes confinados, sem receber Vitamina D. Antes, andavam pela rua e tomavam sol para fazer compras, agora, usa-se o metrô sob luz artificial, usa-se shopping center, insulfilm na janela do carro, entram com o carro no subsolo, na garagem do prédio e do shopping. Pesquisadores relatam que atualmente, pela modernidade, o homem urbano é capaz de manter-se, ao longo de um ano, sem praticamente exposição solar.

Outra questão também muito importante e quem tem acometido nossas crianças até pela violência urbana, e devido a atrativos como: games, tv, celular, quase não brincam mais ao ar livre. Pesquisas demonstram que pela falta da Vitamina D, o nível de diabetes infanto-juvenil na Europa, por exemplo, tem crescido 6% ao ano.

222A grande maioria das pessoas deficientes em Vitamina D irá apresentar sintomas somente na idade adulta, sobretudo na terceira idade (a partir dos 65 anos), por isso tomar cuidado com a falta deste nutriente é vital para o nosso organismo, e é importante desde a juventude. Um simples exame de sangue detecta os níveis de Vitamina D e deve ser solicitado pelo médico. As queixas mais comuns de deficiência são dores ósseas (latejamento e desconforto) na coluna lombar, quadril, pernas, além de dor e fraqueza na musculatura dos braços. Existe também um risco aumentado de fraturas e osteoporose. Muitos pacientes queixam-se de fraqueza e desânimo. Ressalta-se ainda que o excesso também é prejudicial, podendo causar hipercalcemia, sendo assim, o acompanhamento médico é importante.

Para saber mais:

 http://veja.abril.com.br/blog/viver-bem/nutricao/vitamina-d/

 http://www.anovaordemmundial.com/2011/01/estudo-cancer-de-mama- vitamina-d-em.html

http://www.adrianapessoa.com.br/endocrinologia.php?id=12

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042010000100007

http://www.scielo.br/pdf/abem/v53n5/15.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302011000800010

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Teoria da “evolução” do Microscópio A CIÊNCIA NOS DESENHOS ANIMADOS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: