TOXOPLASMOSE, SEU GATO PODE NÃO SER O VILÃO!

7 de Junho de 2014 at 20:14 Deixe um comentário

Elen Paula Leatte, Biomédica Mestranda do Programa de Biociências e Fisiopatologia da Universidade Estadual de Maringá

 11

Toxoplasmose é uma antropozoonose (doença transmitida ao homem pelos animais), causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que libera seus oocistos nas fezes de vários animais, principalmente dos felinos.

Mas ao contrário do que muita gente pensa o gato não é o único vilão desta doença. Os oocistos da toxoplasmose são liberados quando gatos comem carne crua ou mal passada contaminada, além de insetos, ratos e pássaros que contenham cistos teciduais de Toxoplasma gondii.  Estes cistos teciduais formam-se em animais e nós humanos quando ingerimos água e alimentos contaminados (carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco, de boi e de carneiro, e leite cru, principalmente de cabra) com oocistos ou cistos teciduais, adquirimos a doença.

Os gatos eliminam oocistos durante 5 a 20 dias depois param de eliminar. Apenas o contato com gatos não transmite a toxoplasmose, água e alimentos contaminados também. Os gatos têm o hábito de limpar-se, não deixando restos de fezes na pelagem, e enterram seus excrementos. A possibilidade de contaminação dos seus proprietários é mínima ou inexistente. Acariciar um gato ou tê-lo como animal de companhia não representa perigo. Mordidas ou aranhões também não transmitem a doença. Além disso, gatos domésticos dificilmente possuem o protozoário da toxoplasmose, já que, geralmente, se alimentam de ração industrializada.

Mulheres grávidas, não precisam se desfazer do animal da casa temendo a doença, apenas tomar alguns cuidados, como evitar contato com fezes de gatos, não ingerir água de origem desconhecida e sem estar fervida, nem carne crua ou mal cozida e lavar bem os alimentos frescos, usar luvas ao trabalhar no jardim e ao limpar a caixa de areia do gato, trocando a areia diariamente e combater os insetos, principalmente as baratas.

E quanto aos gatos de estimação, alimentá-los com comida enlatada, ração, água fervida ou filtrada, não permitir que cacem animais e nunca oferecer a eles carne crua ou mal passada, praticamente elimina o risco de contaminação.

Saiba Mais:

 

 

 

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , .

Efeitos neurotóxicos de venenos usados na lavoura Câncer de mama: porque você não se toca?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: