Câncer de mama: porque você não se toca?

12 de Junho de 2014 at 19:58 Deixe um comentário

Viviane Barbosa de Souza

Enfermeira

Mestranda do Programa de pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia/UEM

1

Talvez soaria em tom ameaçador se eu lhe perguntasse: “Você já tocou suas mamas hoje?”

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), existe uma estimativa que serão diagnosticados 57.120 novos casos de câncer de mama em 2014, sendo que um terço destes, mais de 13.000 mulheres, serão fatais.

Mesmo conhecendo este índice tão alarmante, o principal alvo – você – parece que ainda não foi atingido. Você saberia me dizer por quê?

No Brasil, a mamografia e o exame clínico das mamas (ECM), feito pelo profissional médico e enfermeiros capacitados, são os métodos preconizados para o rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher.

Apesar de o exame das mamas feito pela própria mulher, o auto-exame, não substituir o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado  para essa atividade, ele colabora para que a mulher tome conhecimento do seu próprio corpo.

Se prevenir é muito fácil e simples, basta você se tocar!

Para as mulheres ainda em idade fértil, que ainda menstruam, uma semana após a menstruação seria o melhor momento; em que as mamas não estão tão sensíveis e densas. As mulheres já na menopausa devem escolher uma data especial, mensalmente, para se prevenir; pode ser a data do seu aniversário, por exemplo.

Você pode se examinar deitada, durante o banho ou em pé de frente de um espelho. Uma das mãos você apoiará atrás da cabeça e com a outra você deslizará os seus dedos por toda a mama oposta, depois faça uma expressão do bico para verificar a presença de líquido anormal (pus ou sangue), e por último, apalpe as axilas procurando algum caroço.  Faça o mesmo com a outra mama. Se encontrar algum caroço, móvel ou não, ou se sair algum líquido das mamas, procure um médico, o mastologista irá te ajudar.

2

Os exames de mamografia e ultrassonografia, para prevenção e diagnóstico, devem ser feitos quando indicados. Conforme o consenso da Sociedade Brasileira de Mastologia, aos 35 anos toda mulher deverá fazer uma mamografia basal (de referência). A partir do 40 anos recomenda-se o ECM anualmente, e a partir dos 50 anos o ECM e a mamografia deverão ser realizados bianualmente.

3

É preciso saber ainda se você faz parte dos fatores de riscos (se você tem mãe, irmã ou filha que tiveram câncer de mama ou de ovário, se é fumante, obesa ou pratica uma má alimentação) que aumentam as chances de você desenvolver o câncer de mama, deverá ter cuidados especiais.

Acreditar que por algum motivo você não é uma forte candidata a desenvolver o câncer de mama, não é a melhor maneira de se prevenir.

E agora que você já sabe de tudo isso, por que você não se toca?!

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , .

TOXOPLASMOSE, SEU GATO PODE NÃO SER O VILÃO! Saiba mais sobre a homeopatia!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: