Baleias-jubarte comemoram Dia Internacional da Biodiversidade

18 de Junho de 2014 at 18:13 Deixe um comentário

Por: Nathália Cristina Gonzalez Ribeiro

Bióloga. Mestranda em Biologia Comparada – PGB – UEM

O dia 22 de maio foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade, que tem por objetivo conscientizar os cidadãos acerca da importância da conservação da diversidade biológica.

Entretanto, desde o crescente aumento das atividades industriais e da necessidade do desenvolvimento econômico, o que se vê são diversas espécies entrando nas listas de risco de extinção e até mesmo, muitas sendo extintas, afetando o equilíbrio dos ecossistemas.

Porém, o Brasil possui um grande motivo para comorar o Dia Internacional da Biodiversidade este ano. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou no dia 22 de maio que as baleias-jubarte do Brasil estão finalmente salvas do risco de desaparecerem dos oceanos. Estes animais, que no início do século XX existiam em aproximadamente 25 mil indivíduos, foram caçados e quase exterminados, restando apenas 500 no mesmo século.

Graças a ações de conservação e criação de leis que protegem a espécie, o número de baleias-jubarte voltou a crescer, existindo atualmente cerca de 15 mil indivíduos, assim, retirando-as da lista de espécies ameaçadas de extinção no Brasil.

Porém, apesar dos esforços, ainda existem preocupações. Há o risco de que esses animais voltem a ser caçados e que sofram com a crescente quantidade de poluentes no mar. Portanto, é necessário que ações de monitoramento continuem a ocorrer e existam trabalhos de Educação Ambiental, buscando a sensibilização e conservação das pessoas acerca da importância do respeito por todas as espécies.

Para saber mais:

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Saiba mais sobre a homeopatia! Tabagismo pelo mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: