Qual a força de uma mordida?

25 de Agosto de 2014 at 11:41 Deixe um comentário

André Henrique Ernandes De Amo

Estudante de Ciências Biológicas – UEM

 

Antes de falarmos da força de mordida, é importante salientar que a diferença básica entre os animais carnívoros e herbívoros é o tipo de alimentação e, consequentemente, a morfologia da arcada dentária que varia de espécie para espécie de acordo com o tipo de dieta.

Os dentes da maioria dos carnívoros são longos, afiados e pontiagudos, que lhe são úteis para cortar, triturar e dilacerar sua presa. Já nos herbívoros é comum a presença de pré-molares e molares curtos, com a finalidade de triturar grãos e folhas. Porém alguns herbívoros de grande porte como o elefante e o hipopótamo possuem os dentes frontais especializados para a defesa contra possíveis predadores.

A força de mastigação varia muito de espécie para espécie. O fato de um carnívoro comer carne não quer dizer que a força da mastigação seja maior de um herbívoro de grande porte.

Crocodilo (Crocodylus sp.)

Pode conter 80 dentes dos mais diversos tamanhos e espessuras, uma bocada desse carnívoro pode chegar a 965Kgf. Apesar de toda essa força, os crocodilos não mastigam a sua presa, eles engolem grandes quantidades de carne e a digestão fica por conta de um poderosíssimo ácido estomacal que é 20 vezes mais potente do que de um ser humano.

1

Lobo (Canis lupus)

Possui caninos poderosos e afiados que trituram ossos, a força de sua mordida pode chegar a 254 Kgf.

 2

3

Leão (Panthera leo)

Tem sua mordida equipada com caninos longos e pontiagudos, sendo capaz de sufocar gnus, zebras e antílopes, além de dilacerar e triturar a carne de suas presas. A força pode chegar a 430 Kgf quando abocanha uma presa.

4

5

Rinoceronte branco (Ceratotherium simum)

É um animal é um herbívoro de grande porte que possui chifres e dentes extremamente potentes para autodefesa. Sua mordida pode chegar à força de 375 Kgf.

 6

7

Tubarão Branco (Carcharodon carcharias)

Apresenta dentes muito grandes, serrados, de forma triangular e largos sem espaçamentos. A força de sua mordida chega a 375 Kgf, equivalente a cinco vezes a mordida do ser humano.

 8

 

           

9

Onça pintada (Panthera onca)

Com cabeça grande, mandíbula bastante desenvolvida e forte, possui a mordida mais forte dentre a família Felidae, sendo capaz de alcançar até 510 Kgf. É duas vezes mais forte que a mordida de um leão; tal força é capaz de quebrar um casco de tartaruga.

 10

11

Hiena (Hyaena crocuta)

Grande esmagadora de carcaça de animais mortos, principalmente búfalos e zebras, sua mordida pode chegar a 455 Kgf.

 13

12

Homem (Homo sapiens sapiens)

Sua estrutura dentária foi feita para serem herbívoros, mas pela sua capacidade intelectual de criar seu próprio alimento (gado), tornaram-se onívoros, ou seja, comem de tudo.

A força da mordida de uma pessoa é em média 53 Kgf, na região dos dentes molares, tendendo diminuir conforme se aproxima da região frontal da mandíbula.

14

Os homens possuem mordida mais forte do que a das mulheres.

15

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , .

Qual a diferença entre Gene, DNA e cromossomo? MENINGITE: FIQUE ATENTO!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: