CEREBELO

4 de Novembro de 2014 at 21:13 1 comentário

RODRIGO CHICALSKI

 

O cerebelo é a parte do encéfalo responsável por movimentos (de iniciação ou regulação) integrando o sistema nervoso central motor. Esses movimentos são recebidos através de estímulos do córtex motor, receptores proprioceptivos, presentes em músculos e tendões e órgãos vestibulares. O termo cerebelo deriva do latim e significa “pequeno cérebro”, dessa forma tem uma aparência anatômica semelhante ao cérebro apresentando um córtex que envolve um centro de substância branca (que é o corpo medular do cerebelo). Nele são observadas as massas de substâncias cinzentas (os núcleos centrais do cerebelo). Consistindo essencialmente pelo vérmis e dois hemisférios cerebelares, participa na formação do 4º ventrículo.

Fisiologicamente, o cerebelo também participa em funções cognitivas (falar, raciocinar, resolver situações-problema, memorizar, entre outras) e afetivas, mas possui uma função exclusivamente motora, se tornando fundamental na articulação verbal (da fala), movimentos oculares, controle do equilíbrio, memória e funções executivas.

Lesões do cerebelo, mais frequentemente, podem causar manifestações como: falta de coordenação motora, desequilíbrio na movimentação dos membros e hipotonia. Estas lesões são definidas como síndromes cerebelares: síndrome do arqui, do paleo e do neocerebelo, três áreas divididas de acordo com a filogênese, ou desenvolvimento do cerebelo nos filos.

Na síndrome do Arquicerebelo, área normalmente responsável pelo equilíbrio, com maior índice em crianças, devido a um tumor do teto LV ventrículo, que comprimem o nódulo e o pedúnculo do flóculo, estruturas do arquicerebelo, ocorre falta de equilíbrio e as crianças não ficam de pé.

Na síndrome do Paleocerebelo, área responsável pelo tônus muscular (grau de contração muscular residual suficiente para manter a postura ereta) ocorre a degeneração do córtex do lobo anterior (estrutura do paleocerebelo) e a falta dessa coordenação motora é também conhecida como ataxia. Ela se manifesta nos membros, desencadeando a perda de equilíbrio fazendo com que o paciente ande com base alargada, mediante dificuldade em manter-se em posição ereta. Estas lesões cerebelares causam outras consequências: na articulação de palavras fazendo com que a pessoa fale com a voz arrastada.

Na síndrome do Neocerebelo, área responsável pela coordenação motora, ocorre a dismetria (ao pedir que o paciente coloque o dedo no nariz, ele não atinge esse alvo) ocorre uma execução defeituosa, consequência da perda da coordenação motora.

Segundo os neurologistas o cerebelo pode apresentar ainda lesões do vermis e lesões dos hemisférios. As lesões hemisféricas se manifestam nos membros do lado prejudicado. Já as lesões do vermis ocorrem alargamento de base com sustentação na marcha.

Foram realizados trabalhos em humanos e há evidências de que o cerebelo possui funções cognitivas relacionadas com os estímulos auditivos e visuais: operações linguísticas, processamento e atenção auditiva.

Estudos neuropatológicos realizados através de autopsias têm demonstrado que doenças neuropsiquiátricas como autismo, Hiperatividade, Déficit de Atenção e a Esquizofrenia tem sido caracterizada por atrofia do córtex do neo-cerebelo.

Apesar de ser suscetível a lesões, o cerebelo é um órgão capaz de recuperar suas funções quando ocorrem lesões principalmente em crianças, pois o córtex possui uma estrutura uniforme e essa estrutura determina que outras áreas não atingidas, assumam as funções das áreas afetadas.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Simples ou Complexo? Muito prazer, Arco Reflexo! Como entender uma lesão medular DIFICULDADE SOCIAL: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO

1 Comentário Add your own

  • 1. Bianca  |  5 de Novembro de 2014 às 14:17

    Muito bom, parabéns

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: