Água, saudosa água

12 de Março de 2015 at 15:13 Deixe um comentário

Por: Nathália Cristina Gonzalez Ribeiro

Bióloga. Mestranda em Biologia Comparada – PGB – UEM

Em meio às chuvas do mês de março, dia 22 comemoraremos o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, o tema gerador de discussões durante o evento será “Água e Desenvolvimento Sustentável”, que deve nos levar a refletir sobre como temos utilizado este bem tão precioso.

É comum termos a confortável sensação de que a água é infinita, de que nunca acabará. Porém, devemos nos lembrar de que menos de 1% da água existente no planeta é potável; e deste 1%, parte é poluída diariamente e muitos e muitos litros são desperdiçados. No Brasil, estima-se que quase 40% da água tratada seja desperdiçada em vazamentos. Em alguns locais, como na Região Norte, o desperdício chega a 50%! Estes dados evidenciam a necessidade de maior atenção e compromisso das empresas de abastecimento.

11

Porém, nós consumidores também devemos fazer nossa parte, por menor que possa parecer. Quanto ao consumo hídrico no Brasil, a agricultura utiliza 72% da água tratada. Em segundo lugar, estão as indústrias, consumindo 22% e por último, utilizando 6%, o uso humano geral (residências, comércios, empresas, escolas etc.).

yyy

Entretanto, nós, os simples consumidores finais, estamos na base de toda esta cadeia, pois consumimos produtos tanto da agricultura quanto da indústria. Então, se além de economizar água em nossa casa também pensarmos melhor antes de consumir desnecessariamente qualquer outra coisa, também estaremos colaborando com o bem-estar de nossas águas. Veja estes exemplos:

  • Para produzir um par de calças jeans, são utilizados 11 mil litros de água;
  • Na produção de um celular de aproximadamente R$600,00, são gastos cerca de 16 mil litros de água.

Portanto, não devemos fazer uso racional apenas da água, mas sim, de tudo o que consumimos, para que nossa pegada no planeta deixe espaço para as próximas gerações e todas as formas de vida.

  Para saber mais: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/01/agencia-da-onu-anuncia-tema-do-dia-mundial-da-agua-de-2015

 http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/bid/320413/Irrigacao-responsavel-pelo-consumo-de-72-da-agua-no-brasil

 http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/02/brasil-joga-fora-37-da-agua-tratada-veja-flagrantes-do-desperdicio.html

 http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/real-valor-producao-coisas-custo-meio-ambiente-680215.shtml?func=2

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Qual seria o nosso papel na luta contra as DST/Aids? Carta atemporal. Uma provável carta de Eisten (1879 – 1955) a Newton (1643 – 1727)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: