Museus: unindo conhecimento, lazer e ciência

15 de Junho de 2015 at 19:06 Deixe um comentário

Kamilla Debiasi de Oliveira Valério
Aluna do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia da UEM

Segundo o Conselho Internacional de Museus (ICOM), museus têm como finalidade educação, estudo e diversão. Espere aí, diversão?
Em geral o museu é considerado lugar de coisas antigas, apenas para serem observadas e não um lugar para diversão. Isso faz com que as pessoas em sua maioria não tenham interesse em conhecê-los. O que muita gente não sabe é que existem museus para exposições e museus de ciência e tecnologia; ambos visam demonstrar a evolução da humanidade ao longo dos anos, a importância e presença da ciência no dia-a-dia, e com isso querem despertar o interesse e curiosidade das pessoas.
Em 2005, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) traçou o primeiro perfil de visitantes de museus, com base em dados obtidos de museus das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Percebeu-se que por mais que o museu seja um programa de baixo custo, ainda atrai pessoas de alta renda; outro dado interessante, porém entristecedor, é que quase metade das pessoas entrevistadas estavam lá apenas como acompanhante e não por interesse próprio.
Sabendo disso, há algum tempo os museus vêm investindo cada vez mais em interatividade com seus visitantes. Alguns exemplos:
-Science Museum: Museu de ciência em Londres, Inglaterra. O museu conta com jogos educativos sobre ciência, filmes em 3D, exposição de sistemas do corpo humano em funcionamento, entre outras.

ssssExposição “Information Age” (Era da Informação), no Science Museum. http://www.sciencemuseum.org.uk

-Museu do Amanhã: Museu ainda em construção na cidade do Rio de Janeiro onde será possível conhecer o passado, presente e imaginar o futuro por meio de ambientes audiovisuais, instalações interativas e jogos disponíveis ao público. http://museudoamanha.org.br/

dddProjeto do edifício do Museu do Amanhã

-Museu Dinâmico Interdisciplinar – UEM: o MUDI fica localizado dentro da Universidade Estadual de Maringá, no bloco O33; oferece exposições de fósseis e esqueletos, laboratórios de pesquisa, experimentos de física e matemática e educação em saúde. http://mudi.uem.br/

bbbExposição “A vida como ela era”, no MUDI

Esses são apenas alguns exemplos de museus. No Brasil ainda temos o Museu da Vida da Fiocruz no Rio de Janeiro, Espaço Ciência em Recife, o Instituto Butantan em São Paulo, dentre outros espalhados pelo país, sem contar os parques e zoológicos que também oferecem exposições e interatividade principalmente voltada a questões ambientais.
Para saber qual museu fica mais perto de você acesse o Guia dos Museus Brasileiros em www.museus.gov.br/os-museus/museus-do-brasil/; e para conhecer os museus e centros de ciências acesse www.abcmc.org.br.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

FOTOGRAFIAS: Uma ajuda para a ciência A “úlcera de Bauru” já não é mais só de Bauru!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: