PESQUISADORES DE MARINGÁ ASSOCIAM FATORES DE VIDA AOS INDICADORES DE SAÚDE EM HOMENS ADULTOS

30 de Julho de 2015 at 16:28 Deixe um comentário

Autora: Natália Maria Maciel Guerra Silva
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biociências. Professora do curso de Enfermagem da UENP

Existem alguns estudos que destacam que os homens não cuidam da própria saúde e que além disso a sua percepção e suas necessidades são diferentes das mulheres. Na dissertação de mestrado de Guilherme Oliveira de Arruda, foi realizado um estudo transversal do tipo inquérito domiciliar de base populacional com 421 homens na cidade de Maringá – PR.

Quando analisados os fatores que interferem na autopercepção de saúde em regular/ruim, verificou-se as seguintes variáreis em ordem de significância: faixa etária, escolaridade, status ocupacional, classe econômica, trabalho, renda familiar, cor da pele, plano de saúde e religião. Contudo no modelo múltiplo permaneceram apenas as variáveis faixa etária, status ocupacional, escolaridade e desempregados, principalmente com idade entre 30 a 39 anos, por isso deve-se aprofundar investigações nesta faixa etária.

O status ocupacional também se mostrou importante por ser determinante de desigualdades em saúde, principalmente quando se refere aos homens em licença médica de duas maneiras, uma no qual ele não reconhece o seu papel e propiciam o desenvolvimento de doenças e a outra onde a morbidade já existe e determina o seu afastamento.

Com o aumento da idade também aumenta o aparecimento de outras doenças, principalmente as crônicas. Portanto a identificação dos fatores associados a estes indicadores pode contribuir para o direcionamento da atenção ao homem adulto e nortear as ações das equipes de saúde.

Fonte: Arruda, G.O.; Corrêa, A.C.P.; Marcon, S.S.; Fatores associados aos indicadores de necessidades em saúde de homens adultos. Acta Paul Enferm. 2014; 27(6): 560-6.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

MUDI INTEGRA GUIAS DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA Diego Golombek: grande divulgador da ciência na América Latina

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: