PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

19 de Maio de 2016 at 8:52 1 comentário

Katiane Aparecida Soaigher

Fábio Ricardo Acencio

Mestrandos em Promoção da Saúde Unicesumar

imagem 2

imagem 1

Esse texto busca discutir o que venha a ser o termo “Promoção da Saúde” e “Qualidade de Vida”, e ressaltar alguns determinantes importantes desses conceitos. Primeiro é necessário ficar claro que qualidade de vida é um conceito muito subjetivo, já que para cada indivíduo irá mudar levando em conta o que espera ao longo de sua caminhada.

A qualidade de vida é a percepção de bem-estar que reflete um conjunto de parâmetros individuais, sócio-culturais e ambientais que caracterizam as condições em que vive o ser humano. Segundo alguns pesquisadores é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto de sua cultura e no sistema de valores em que vive e em relação a suas expectativas, seus padrões e suas preocupações. A qualidade de vida em geral abrange aspectos que se relacionam com a saúde que são o bem-estar físico, funcional, emocional e mental, porém também inclui fatores de relacionamento com os amigos, a família, o trabalho, entre outros. Avaliar a qualidade de vida torna-se cada vez mais indispensável para determinar o impacto de doenças e seus tratamentos com base na perspectiva que o paciente tem.

Promoção da saúde é um processo que refere à população os meios para assegurar um maior controle e melhoria de sua própria saúde, não se limitando a ações de responsabilidade do setor de saúde. Uma soma das ações da população, dos serviços de saúde, das autoridades sanitárias e de outros setores sociais dirigidas para o desenvolvimento de melhores condições de saúde individual e coletiva. Um nível de prevenção da saúde, significando realizar ações na área antes que um fator de risco se instale.

Alguns fatores são determinantes para que se estabeleça a promoção da saúde, e, por mais que seja subjetiva, a qualidade de vida também apresenta alguns fatores vistos como indispensáveis.

Existem dois grandes grupos de abordagem na promoção da saúde. Um visa o desenvolvimento de atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos, ou seja, comportamentos cabíveis de mudança pelo próprio indivíduo. Como o hábito de fumar, beber, má alimentação, enfim, o que cabe mudança dependendo apenas do indivíduo. O outro grupo entende que a saúde é resultado de um amplo espectro de determinantes, sendo uma abordagem usada de modo coletivo. Nesse caso, a promoção da saúde depende não apenas de um indivíduo, mas de um grupo lutando por um bem comum. Dentre alguns temas importantes para se discutir quanto à promover saúde, estão: saneamento básico, populações vulneráveis como população indígena, população com limitações físicas ou mentais, população idosa, população feminina, e proteção e promoção de saúde e qualidade de vida na infância e adolescência.

imagem 2

imagem 2

Dentre os aspectos objetivos para se obter qualidade de vida podemos citar a renda, o acesso a escolaridade, local onde reside, entre outros. Como aspectos subjetivos, o que o indivíduo entende por bem-estar, felicidade, amor, prazer, realização pessoal, entre outros.

PARA SABER MAIS ACESSE:

http://www.scielo.br/pdf//csc/v12n5/02.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_atencao_mulher.pdf

REFERÊNCIAS:

Nahas, Markus Vinicius 2001 Atividade física, saúde e qualidade de vida;

Fleck, Marcelo Pio de almeida 2008, A avaliação de qualidade de vida – guia para profissionais;

Atividade física adaptada – qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais 2013;

Márcia Gregol, Roberto Fernandes da Costa;

Atenção primária e promoção da saúde 2007.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Como ouvimos? COMO IDENTIFICAR OS SINAIS E SINTOMAS DO AVE ?

1 Comentário Add your own

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: