DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ZOOLÓGICOS E PARQUES

14 de Julho de 2016 at 8:49 Deixe um comentário

Mateus Dias Antunes

Mestrando em Promoção da Saúde (UNICESUMAR)

Pelas cidades do planeta estão espalhados os parques e os zoológicos que realizam uma enorme função de fascínio nos seres humanos de qualquer faixa etária. Antigamente, os zoológicos tinham como objetivo expor animais vivos e, diversas vezes condicionados a demonstrações e espetáculos, que alguns lugares esses animais eram violentados de forma cruel para o exibicionismo.

Os reis e rainhas tinham como coleções particulares em seus quintais os primeiros zoológicos, com o tempo esses animais foram treinados para demonstração ao público. Depois que o conhecimento científico foi se ampliando no contexto de animais de cativeiros, os zoológicos revelam mudanças em suas concepções atuais.

Com isso, os zoológicos e os parques são considerados nos dias de hoje como “museus abertos”, pois possuem a missão de revelar o comportamento e a beleza dos animais para que os visitantes possam criar atitudes de apreciar e preservar a vida. Os visitantes destes locais podem entrar em contato com inúmeros elementos da nossa fauna e flora, permitindo valorizar as riquezas naturais e despertando o espírito de conservação e preservação das espécies.

Portando, eles são potentes divulgadores da ciência, da tentativa de familiarizar o público leigo com conhecimentos que servirão de base para práticas mais eficazes por meio de uma sociedade mais esclarecida.

O Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo fica localizado entre as cidades de Engenheiro Beltrão – PR e Fênix – PR, neste espaço existe além de trilhas ecológicas e com conhecimentos de plantas e espécies nativas, há um museu que contempla com a história da antiguidade da região.

O Zoológico de São Paulo – SP é um potente divulgador de conhecimento científico com os seus projetos, trabalhos científicos, congressos e projetos de educação ambiental. Neste local, existe a possibilidade dos visitantes conhecerem os locais em que as espécies vivem e as peculiaridades das mesmas.

Por fim, estes espaços como zoológicos e parques proporcionam o conhecimento, a sensibilização e a informação a fim de gerar uma conscientização para diversas questões ambientais. Os pontos positivos destacam a existência do conhecimento sobre preservação das espécies e da natureza, recebe inúmeras visitações por ano e divulga ciência para a comunidade em geral, porém como pontos negativos, estes espaços estão em grandes cidades e capitais e dificultam o acesso devido a distância de cidades e os valoresque alguns lugares cobram, podem não ser acessíveis a todos.

 

 

 

 

 

 

 

Para saber mais: http://www.ppgec.unb.br/images/sampledata/dissertacoes/2012/versaocompleta/alberto_gomes_brito.pdf

http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL009.pdf

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Posso pegar sarna do meu cachorro? O segredo é cozinhar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: