A Viagem pela Ciência em Centros e Museus

11 de Setembro de 2017 at 9:52 Deixe um comentário

Glaucia Sayuri Arita

Biomédica

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF)

Os museus e centros de ciência são locais propícios para a divulgação científica, ou seja, servem como uma ponte entre a universidade e a comunidade. Além disso, oferecem laboratórios vivos interativos,estimulando a participação ativa das pessoas, contribuindo assim,para o interesse pelo conhecimento científico e para a formação de mentes criativas e críticas.

A divulgação por meio de museus e centros de ciência é realizada por diversas atividades como exposições, mostras temporárias e permanentes, oficinas, debates, palestras, seminários, minicursos, peças teatrais, sessões de filmes, jogos interativos. Isso tudo com o acompanhamento de monitores capacitados e treinados. Esses locais aindafornecem material para feiras de ciência nas escolas e possuem um acervo de fotos, vídeos, livros, desenhos técnicos, imagens digitais entre outros, que podem ser disponibilizados às pessoas. Também, podem oferecer cursos de formação continuada a professores, principalmente os de ensino fundamental e médio para que sejam estimulados a levarem seus alunos aos museus e centros de ciência.

No Brasil, há centenas de centros e museus de ciência, como por exemplo o Espaço Ciência em Recife, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) no Rio de Janeiro, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) em Maringá, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Além disso, existe um projeto chamado de ERA VIRTUAL onde é possível visitar os museus, exposições temporárias e patrimônios culturais virtualmente, acessando o website: http://www.eravirtual.org. É possível navegar pelo universo dos museus sem precisar sair de casa, apenas com a ajuda da internet, ampliando assim, a divulgação e o conhecimento científico.

Deste modo, os museus e centros de ciência promovem o conhecimento científico de forma interativa, criativa e desafiadora para não somente estimular as pessoas, mas também fazê-las pensar criticamente e assim aprender ciência.

Leve sua família nos museus ou centros de ciência da sua cidade. E venha navegar nesse novo mundo de possibilidades e curiosidades.

Para saber mais:

Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência: UFRJ. FCC. Casa da Ciência; Fiocruz. Museu da Vida. Centros e museus de ciência do Brasil 2015. Rio de Janeiro, 2015.

Crestana, S.; Castro, M.G.; Pereira, G.R.de M. Centros e Museus de Ciência: visões e experiências: subsídios para um programa nacional de popularização da ciência. São Paulo: Saraiva: Estação Ciência, 1998.

http://www.eravirtual.org/

http://www.mudi.uem.br/

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

A CIÊNCIA DO SEXO FRÁGIL DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: