Inteligência Artificial (IA) versus Filme transcendente

26 de Fevereiro de 2018 at 8:31 Deixe um comentário

Autor: Fabricio Morelli

Biomédico. Mestre em Biociências e Fisiopatologia, Universidade Estadual de Maringá.

A inteligência artificial (IA) é considerada como a “quarta revolução industrial” pelo professor Alberto Ferreira de Souza*, essa tecnologia veio para ficar, e hoje em dia somente se discute como avançar nesses aspectos e não mais se ela só é uma tendência, assim como também acorreu nas outras três revoluções industriais. IA é um ramo de pesquisa da ciência da computação que se propõe a desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. Os avanços desenvolvidos na área não querem permitir que a máquina decida tudo por nós, mas sim que ela consiga destacar o que é mais relevante para nós ao invés de perdemos horas em cima de coisas que não são do nosso interesse.

O transcendente mostra uma visão futurista sobre o assunto, mas algumas ideias do filme que foi lançado em 2014, é uma realidade e outras se tornarão realidade em um curto espaço de tempo. É o caso em uma cena da longa-metragem, a máquina ajuda a polícia a encontrar alguns extremistas que participaram da morte do Dr. Will Caster, através de câmeras. Essa tecnologia já está presente em alguns aeroportos e em grandes centros, onde o reconhecimento facial é utilizado. No vídeo aborda uma transferência de todo o conhecimento que existe na memória do Dr. Will Caster (interpretado por Johnny Depp) para uma máquina que a cada dia se torna mais forte e consciente, realizando descobertas pela ciência, tecnologia e desenvolvimento. De certa forma ele tenta melhorar o mundo, mas a população acaba ficando com medo de se tornarem refém da IA e acabam destruindo a máquina. IA está aí para ser usada, querendo ou não é uma tecnologia estará a serviço da população, existe o lado bom ou ruim, cabe a cada um saber viver em harmonia com os avanços tecnológicos. O mundo está em constante mudança, a população levando uma vida mais acelerada e a tecnologia vem para facilitar a nossa vida.

Leia mais sobre o assunto:

Smart Reads – Inteligência Artificial: Compreender em que consiste a I.A. e o que implica a aprendizagem das máquinas. 2017.

Filme: Transcendece:  A Revolução

*Professor Alberto Ferreira de Souza: Professor em Ciência da Computação e Coordenador do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD – Laboratório de Computação de alto desempenho) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Charges e Memes na divulgação Científica Hipátia de Alexandria: inspiradora da matemática, filosofia e astronomia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: