Hipátia de Alexandria: inspiradora da matemática, filosofia e astronomia

13 de Março de 2018 at 10:40 Deixe um comentário

Nathália Cristina Gonzalez Ribeiro

Bióloga – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada – UEM

Entre os anos 370 e 415 d.C, viveu na antiga e famosa cidade de Alexandria, no Egito, uma mulher à frente de seu tempo: Hipátia, filha do matemático e astrônomo Theon, considerada por muitos historiadores como a primeira matemática, filósofa e astrônoma de que se tem notícia.

Em um período onde não era comum mulheres dedicarem-se aos estudos, Hipátia destinou toda a sua vida aos estudos e ao trabalho, tendo lecionado matemática, astronomia, e as filosofias de Pitágoras, Platão e Aristóteles no Mouseion de Alexandria, a principal instituição cultural do mundo na antiguidade.

Na época, ficou conhecida como a mais avançada pensadora e interessava-se por desvendar os até então segredos do sistema solar, tendo contribuído fortemente para os esclarecimentos sobre o movimento elíptico da Terra ao redor do Sol, tema polêmico para aquela sociedade.

Apesar do desenvolvimento intelectual e cultural de Alexandria, grande parte da população vivia imersa em conflitos religiosos e políticos. Fanáticos cristãos, judeus e pagãos realizavam constantemente confrontos violentos e esforçavam-se para influenciar as decisões políticas. Em meio a esse cenário, Hipátia, devota apenas da filosofia, contrariava tais interesses, pois, além de não ser seguidora de nenhuma religião, o prefeito, seu ex-aluno, tinha-a como conselheira.

Hipátia, interpretada por Rachel Weisz no filme Alexandria

Tendo recusado-se a converter-se ao cristianismo, Hipátia passou a ser considerada uma “bruxa”. Foi perseguida por ser pagã, culta, amada, influente e mulher, e brutalmente assassinada no interior de uma igreja.

Pouco de seus trabalhos escritos foi preservado, mas sua história foi redescoberta e está preservada em muitos textos e no filme espanhol Alexandria (Ágora), de 2009.

 

Para saber mais:

http://animamundhy.com.br/blog/filosofa-astronoma-matematica-historia-hypatia-alexandria-mulheres-pioneiras

https://www.infoescola.com/biografias/hipatia/

https://rainhastragicas.com/2017/03/07/hipatia-de-alexandria/

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Inteligência Artificial (IA) versus Filme transcendente CONHECENDO A INCONTINÊNCIA URINÁRIA: O QUE É, QUAIS SEUS SINTOMAS E COMO TRATAR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: