A CRONOBIOLOGIA COMO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO: UM ELO ENTRE CIÊNCIAS HUMANAS E BIOLÓGICAS.

28 de Janeiro de 2019 at 7:13 Deixe um comentário

STÉFANI BELLO MUNHOZ

Aluna da Especialização em Neurociências – UEL

Imagem retirada da internet.

A cronobiologia, do grego estudo do tempo de vida, é a ciência que estuda o ritmo biológico dos seres vivos, dentro das variáveis fisiológicas e comportamentais. Essa ciência propicia o estudo de diversas variabilidades biológicas ao longo das 24 horas de um dia. É esse estudo que proporciona a ligação da interferência de fatores externos como a luz, a temperatura e a pressão, com atividades biológicas internas como a função endócrina, a biologia molecular e a atividade do sistema imune. (ALVIM e COLTRO, 2015)

Diversas estruturas do Sistema Nervoso Central participam de desse controle de captação do ambiente externo para regulação do funcionamento interno, entre elas a retina com os fotorreceptores, o núcleo supraquiasmático localizado no hipotálamo e a glândula pineal. Dessa maneira, há uma produção natural de hormônios dentro dos processos fisiológicos do corpo humano, como a produção da melatonina e cortisol – hormônios importantíssimos para o funcionamento do corpo, sendo respectivamente responsáveis pelo ciclo de sono de um indivíduo e pela sensação de prazer e equilíbrio do sistema imune. (SQUARCINI e ESTEVES, 2013)

Apesar da complexidade do estudo da cronobiologia, ela possui uma aplicação simples que pode ser compreendida por qualquer um. É comum ouvirmos o termo relógio biológico sendo usado no senso comum, para determinar reações corporais ou fisiológicas, aspectos comportamentais e até mesmo para descrever rotinas de sono. E por mais que essa expressão possa ser utilizada em consenso por leigos, ela possui sim a sua fundamentação de forma cientifica, pois essa ciência está inteiramente ligada com o ciclo circadiano – que designa cerca de 24 horas do dia, influenciado principalmente pela variação de luz, para que aconteça o ciclo biológico de cada indivíduo. (ALVIM e COLTRO, 2015)

Mas onde está a clara ligação entre a cronobiologia ser uma ciência facilitadora no processo de educação?Qual é o fato que pode unir uma ciência biológica a uma ciência humana, como a neurociência e a pedagogia, por exemplo?

Acronobiologia, é a ciência biológica que estuda a forma dos seres vivos se expressarem de forma comportamental e fisiológica de maneira periódica. Já a educação é uma ciência humana que garante ao homem a assimilação de ideias, conceitos, símbolos, valores e habilidades. Isso faz com que a educação seja algo fundamental, para que o homem possa interagir com a linguagem, com a cultura e com a sociedade. Elas se ligam, quando passamos a compreender que o estado biológico de um indivíduo pode alterar a sua assimilação de conteúdo. (SQUARCINI e ESTEVES, 2013)

Imagem retirada da internet.

Levando isso em consideração, nota-se que na maioria das vezes o público geral está totalmente desinformado sobre as novas atualizações da ciência que podem facilitar o aprendizado e melhorar a qualidade de vida de uma pessoa. Isso pode ser mostrado com o exemplo de alunos das redes básicas de ensino, que em sua maioria são levados pela comodidade e conveniência familiar e são matriculados em períodos de estudos não favoráveis com o seu relógio biológico para a realização de tal atividade. (ANTICO e ROYER, 2010)

Esse fato elucida a explicação de problemas muito comentado entre professores como a falta de atenção, sonolência, distúrbios psicológicos e muitos outras características de um aluno que não apresenta um rendimento adequando dentro da sala de aula. Uma pequena solução para esse e outros inúmeros fatores, poderia ser a conscientização da cronobiologia para a população geral em um linguajar simples, onde todos fossem capazes de compreender sua importância no rendimento de um aluno ou de um ser humano em suas atividades durante o dia-a-dia. Esse pequeno fato, já propiciaria a melhora no rendimento educacional e na qualidade de vida de muitas pessoas. (ANTICO e ROYER, 2010)

Mesmo a cronobiologia sendo uma descoberta considerada recente nas pesquisas, a fácil aplicação do seu conhecimento, pode trazer melhoras incontáveis relacionadas principalmente a qualidade de vida da grande maioria da população. Sabe-se que ofato de compreensão da neurociência é algo bastante complexo para leigos por se tratar de uma ciência biológica profunda, porém, é fácil concluir que de nada adianta para um estudioso realizar inúmeras descobertas se não conseguir aplicá-las para gerar, que seja, um mínimo impacto na população geral.

 

REFERÊNCIAS

 

SQUARCINI, Camila Fabiana Rossi; ESTEVES, Andrea Maculano. CRONOBIOLOGIA E INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS CEGAS: DO BIOLÓGICO AO SOCIAL. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/26555/1/S1413-65382013000400004.pdf>.

 

ANTICO, Marli Aparecida Godoy; ROYER, Marcia Regina.EFEITO DA ALIMENTAÇÃO E CRONOBIOLOGIA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_fafipa_cien_artigo_marli_aparecida_godoy.pdf>.

ALVIM, Marcia Cristina de Souza; COLTRO, Raquel Evelin Gonçalves. B-SOCIETY. UM OLHAR DA CRONOBIOLOGIA EM PROL DE UM DIREITO FUNDAMENTAL. UMA PROPOSTA EDUCACIONAL.Disponivel em: <http://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2821/2670>.

 

Fontes das imagens:
Imagem 1: https://www.news-medical.net/health/Circadian-rhythm-length-variations-early-birds-and-night-owls-(Spanish).aspx
Imagem 2: http://www.rodrigooller.com/autocontrole/aprenda-a-melhorar-a-qualidade-do-seu-sono/
Imagem 3: https://twitter.com/bbcbrasil/status/957454928481603584

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE A CONSULTA DE ENFERMAGEM GERONTOGERIÁTRICA? Neurociência e Educação – Como a meditação auxilia e baixa a ansiedade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: