CUIDADO: Metais Pesados!

29 de Abril de 2013 at 8:34 Deixe um comentário

Cristina Lorena Massocatto

Doutoranda em Biociências Aplicadas à Farmácia e bolsista PPG

01Os metais pesados correspondem a um grupo de elementos químicos que podem causar doenças nos seres humanos. Atualmente, o maior problema é decorrente da exposição ocupacional, ou seja, quando o contato ou a ingestão dessas substâncias ocorre no trabalho. Por outro lado, outras formas de contato são comuns e passam de forma “despercebida” ou “esquecida” pela maioria das pessoas. Os metais pesados podem estar presentes no ar, na água, em produtos cosméticos e de higiene e até mesmo em alimentos.

Nosso organismo tem necessidade de pequenas quantidades de alguns desses metais, como é o caso do cobre, que nos ajuda a absorver vitamina C. Porém, em grandes quantidades, estes componentes se acumulam em nosso organismo causando diversos sintomas. Entre os elementos que causam graves distúrbios ao organismo quando absorvidos, podem ser citados o arsênio, o chumbo, o mercúrio e o cádmio.

Arsênio

Encontra-se na água, solo e vegetais. Pode ser concentrado por organismos marinhos e depositado em grandes volumes em rochas sedimentares ou ainda liberado como gás.

Provoca graves doenças cardiovasculares, renais, intestinais e até a morte.

Chumbo

Encontra-se em cosméticos, remédios caseiros, água, cigarro, pescados,  placas de baterias elétricas e acumuladores, , esmaltes, vidros, componentes para borracha, tintas.

Provoca distúrbios neurológicos (dores de cabeça, convulsões, delírios e tremores musculares), gastrointestinais (vômitos e náuseas) e renais. Elevadas concentrações de chumbo podem levar à morte.

Mercúrio

Encontra-se em pescados,  mineração de ouro, minas de mercúrio, fábricas e recicladoras de lâmpadas fluorescentes, fábricas de termômetros, refinarias, clínicas dentais e fábricas de pilhas.

Quando absorvido, o mercúrio pode causar danos neurológicos e respiratórios, disfunções renais e gastrointestinais, distúrbios visuais, perda de audição, tremores musculares, paralisia cerebral e até a morte.

Cádmio

Encontra-se em atividades de mineração, produção, consumo e disposição de produtos que utilizam cádmio (baterias de níquel-cádmio, pigmentos, estabilizadores de produtos de PVC,  ligas de cádmio e componentes eletrônicos), cimento e fertilizantes fosfatados.

Pode causar intoxicação aguda ao corpo humano, sendo que seus efeitos mais marcantes são os distúrbios gastrointestinais (dores abdominais, náuseas e vômitos) e paralisia renal.

 

MAS CALMA, NÃO SE DESESPERE! Tem tratamento! Em casos menos graves, alguns cuidados adicionais, como se afastar da fonte de intoxicação, podem aliviar os sintomas. Mas claro, o tratamento sempre é definido por um médico.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre os riscos que os metais pesados oferecem a saúde humana, é de fundamental importância ficarmos atentos ao manipularmos ou entrarmos em contato com materiais e locais conhecidamente contaminados, afinal A PREVENÇÃO SEMPRE SERÁ O MELHOR REMÉDIO.

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , , , , , .

Você sabia que o HPV é o responsável pelo câncer de colo do útero? Você faz o exame de Papanicolaou periodicamente?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Site do MUDI

Arquivo


%d bloggers like this: